
Entre os itens irregulares identificados estão: argamassa, selador acrílico, massa acrílica e tinta-borracha líquida. Foto: Divulgação
Última modificação em 21 de agosto de 2025 às 16:17
O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) divulgou nesta quinta-feira (21) os resultados da Operação Grandes Massas, realizada entre os dias 1º e 15 de agosto em estabelecimentos comerciais da capital. A ação de fiscalização teve como principal objetivo verificar a conformidade de produtos com grande volume, especialmente materiais de construção e ração animal.
Durante as inspeções em Boa Vista, equipes do Ipem-RR visitaram seis lojas de materiais de construção, cinco comércios de ração, além de uma fábrica, uma distribuidora e um atacadista. Ao todo, foram analisados 77 itens, sendo que quatro produtos da área de construção civil foram reprovados por não estarem em conformidade com as normas do Inmetro.
Entre os itens irregulares identificados estão: argamassa, selador acrílico, massa acrílica e tinta-borracha líquida. Já no segmento de ração animal, todos os produtos avaliados foram aprovados.
Segundo o diretor de qualidade e metrologia do Ipem-RR, Jackson Medeiros, a operação reforça o compromisso do instituto com a proteção do consumidor.
“Nosso trabalho é contínuo. Realizamos fiscalizações, campanhas e orientações ao longo do ano para garantir que os produtos estejam dentro dos padrões exigidos”, afirmou.
O gerente de pré-medidos do Ipem-RR, Ronnie Lima, explicou que a verificação começa nos pontos de venda, onde é feita uma avaliação preliminar. Caso haja indício de irregularidade, o produto é recolhido e encaminhado ao laboratório do instituto para perícia técnica.
“Chamamos os fabricantes para acompanhar os testes, garantindo transparência e a possibilidade de defesa”, disse.
A operação leva o nome Grandes Massas por abranger produtos com peso superior a 15 quilos, geralmente fora do escopo das fiscalizações rotineiras. Embora realizada anualmente, a operação não impede que ações similares ocorram ao longo do ano, conforme explicou Lima.
O Ipem-RR reforça que sua missão é coibir irregularidades, assegurar os direitos do consumidor e manter a competitividade justa no mercado. Denúncias ou dúvidas podem ser encaminhadas à Ouvidoria do órgão, pelo telefone 0800 280 9590 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.rr.gov.br.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação