
A consulta deve ser realizada pelo próprio estudante, por meio da página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Foto: Reprodução
Última modificação em 6 de agosto de 2025 às 16:58
Os candidatos que integram a lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o processo seletivo do segundo semestre de 2025 já podem verificar se foram pré-selecionados. O Fies é destinado ao financiamento de cursos superiores pagos, em instituições privadas de ensino que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A consulta deve ser realizada pelo próprio estudante, por meio da página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As convocações dos pré-selecionados por meio da lista de espera ocorrerão até o dia 19 de setembro, exclusivamente pela página oficial do Fies, onde os candidatos também podem acompanhar sua posição na classificação.
Sobre as vagas
A pré-seleção está condicionada à existência de vagas disponíveis no curso, turno e local escolhidos na instituição de ensino. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) reforça que é necessário observar o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.
Todos os candidatos que não foram convocados na chamada única entram automaticamente na lista de espera, não sendo necessário fazer nova inscrição.
Nesta edição, o programa recebeu 276.140 inscrições, representando um total de 111.402 candidatos — cada um pôde escolher até três cursos diferentes. Em 2025, o MEC vai ofertar mais de 112 mil vagas no Fies, considerando o total dos dois semestres. Para o segundo semestre, foram disponibilizadas 74,5 mil vagas.
Próximas etapas
Quem for pré-selecionado na lista de espera deve acessar o sistema Fies Seleção com seu login Gov.br e complementar a inscrição no prazo de até três dias úteis. Nessa etapa, é necessário apenas confirmar os dados fornecidos durante o cadastro inicial.
Após essa confirmação, o candidato precisa comprovar as informações declaradas. Isso deve ser feito junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a qual foi pré-selecionado, em até cinco dias úteis, com entrega presencial ou digital da documentação.
Se houver qualquer inconsistência nos dados informados, a instituição poderá solicitar documentos adicionais. Caso tudo esteja correto, o estudante deverá, então, validar as informações em um agente financeiro, no prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação da inscrição pela CPSA.
Somente após a aprovação final do banco é que o contrato de financiamento poderá ser formalizado.
Fies Social
Metade das vagas ofertadas é destinada ao Fies Social, voltado para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Os candidatos pré-selecionados nessa modalidade não precisam comprovar a renda familiar, mas ainda devem comparecer à CPSA da instituição para validar as demais informações.
Durante o processo de complementação da inscrição, esses candidatos também podem solicitar o financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação