
. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, exclusivamente pela internet. Foto: Reprodução
Última modificação em 18 de julho de 2025 às 15:54
Termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 18 de julho, o prazo para se inscrever no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente às vagas do segundo semestre de 2025. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, exclusivamente pela internet.
Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo 44.867 vagas para esta edição, que se somam às 67.301 já disponibilizadas no primeiro semestre, totalizando 112.168 oportunidades ao longo do ano.
Quem pode participar
Para concorrer a uma vaga no Fies, o candidato precisa:
- Ter feito o Enem a partir de 2010;
- Obter média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do exame;
- Não ter zerado a redação;
- Não ter participado como treineiro;
- Comprovar renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025).
Fies Social: inclusão e financiamento total
Lançado em 2024, o Fies Social reserva 50% das vagas para candidatos em situação de maior vulnerabilidade. Para participar, é necessário:
- Ter cadastro ativo no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
- Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759).
Essa modalidade permite financiamento de até 100% do valor das mensalidades, com cotas específicas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Critérios de classificação e restrições
A seleção é feita com base na nota do Enem, levando em conta o tipo de vaga, modalidade de concorrência e grupos de preferência. Terão prioridade os candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e que nunca foram beneficiados pelo Fies.
Quem já tem ou teve financiamento estudantil e não quitou a dívida anterior não poderá obter novo contrato.
Calendário do Fies 2025.2
- Resultado da chamada única: 29 de julho
- Complementação da inscrição pelos pré-selecionados: de 30 de julho a 1º de agosto
- Lista de espera: de 5 de agosto a 19 de setembro
Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada serão automaticamente incluídos na lista de espera, seguindo a ordem de classificação.
O MEC alerta: “Fiquem atentos aos prazos e etapas do processo para não perder a chance de ocupar uma das vagas disponíveis nesta edição do Fies.”
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação