
Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Foto: Divulgação
Última modificação em 8 de julho de 2025 às 15:04
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, foi homenageado nesta terça-feira (8) pela Assembleia Legislativa de Roraima com três das mais altas honrarias concedidas pela Casa, em reconhecimento à sua trajetória e conquista do cargo mais alto do futebol nacional.
Em discurso, Samir falou sobre a emoção do retorno ao estado natal e destacou o simbolismo do momento.
“Este momento representa um sonho, especialmente para quem esteve ausente de Roraima por dois meses, após uma campanha desafiadora e gratificante. É emocionante reviver esses momentos e receber essas honrarias, é um prazer imensurável.”
O presidente da CBF também anunciou a criação do Centro de Desenvolvimento do Futebol em Boa Vista, em parceria com a Fifa, que contará com uma área de 30 mil m² já doada pelo município.
“Estamos implementando um novo modelo de gestão descentralizado, em que todas as federações serão tratadas com igualdade. Nosso objetivo é inaugurar esse centro já no próximo ano”, afirmou.
Samir Xaud, de 41 anos, é médico infectologista e especialista em medicina esportiva. Atuou como diretor do Hospital Geral de Roraima, secretário adjunto de Saúde de Boa Vista e presidente do Sindicato dos Médicos. Também tem forte ligação com o esporte local, tendo sido atleta e dirigente da Federação Roraimense de Futebol, onde promoveu mudanças importantes no calendário esportivo estadual.
Ele foi eleito presidente da CBF em maio de 2025 com a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, defendendo uma gestão mais profissional, inclusiva e voltada ao fortalecimento do futebol em todas as regiões do país.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação