
Última modificação em 21 de junho de 2026 às 18:38
A poucas horas da divulgação do resultado da Eleição Suplementar para o Governo de Roraima, o TRE-RR fez um balanço positivo da votação neste domingo (21). O tribunal informou que aguarda a conclusão da apuração para definir os próximos passos do processo eleitoral.
Em coletiva de imprensa, a Justiça Eleitoral ressaltou que o pleito ocorreu dentro da normalidade. Não houve registro de ocorrências graves, e as poucas intercorrências do dia foram resolvidas sem prejuízo à votação.
“O processo de hoje tem sido muito tranquilo. Com exceção de situações pontuais já mencionadas, não tivemos nenhum problema grave. Está tudo indo muito bem”, disse o juiz auxiliar da Presidência do TRE-RR, Philip Bardieux.
Ele explicou que os dados de abstenção ainda não podiam ser divulgados porque nenhuma urna havia transmitido informações até o momento da coletiva. A transmissão começa só após o fim da votação, com a emissão dos boletins de urna.
“A partir das 17h, quando não houver mais eleitor na fila, iniciamos o encerramento. As mídias são levadas aos postos de transmissão e enviadas aos servidores do TSE. Só depois disso teremos acesso aos dados de abstenção e total de votos”, detalhou.
A Justiça Eleitoral prevê que as primeiras transmissões comecem logo após o fechamento das seções, especialmente no interior. Pela experiência de eleições anteriores, o resultado consolidado deve sair entre 19h30 e 20h.
Próximos passos dependem da apuração
Questionados sobre a posse do futuro governador e sobre a possibilidade de segundo turno, os representantes do TRE-RR evitaram antecipar qualquer cenário e afirmaram que as definições dependem da conclusão da apuração.
“Primeiro precisamos finalizar o que está ocorrendo agora. Ainda estamos em fase de apuração. Depois haverá uma manifestação do Tribunal Regional Eleitoral sobre os próximos passos”, afirmou a equipe jurídica da Corte.
Sobre um eventual segundo turno, Bardieux lembrou que a legislação eleitoral estabelece que votos sub judice não impedem sua convocação. Entretanto, ressaltou que a situação específica da disputa em Roraima ainda será analisada após a totalização dos votos.
“A legislação trata essa situação de forma genérica e estabelece que votos sub judice não impedem a convocação do segundo turno. Agora, como isso vai ocorrer e quais serão os desdobramentos, só poderemos informar após a conclusão da apuração”, explicou.
Ao encerrar a coletiva, os representantes da Justiça Eleitoral reforçaram a confiança no processo de votação e pediram cautela até a divulgação oficial dos resultados. “A gente entende que está todo mundo ansioso para entender o que está acontecendo. O que podemos dizer neste momento é que está tudo transcorrendo bem. Confiem na Justiça Eleitoral, porque está tudo certo”, concluiu Bardieux.
Fonte: Folha BV