
Última modificação em 28 de junho de 2026 às 13:23
O Irã afirmou neste domingo (28) que realizou uma operação conjunta com forças navais e aeroespaciais contra instalações militares dos Estados Unidos no Kuwait e no Bahrein.
Segundo o Teerã, o ataque com mísseis e drones é uma retaliação aos recentes bombardeios americanos contra o país.
“Violar o cessar-fogo é contrário à Cláusula 1 do Memorando de Entendimento de Islamabad e resultará na interrupção completa de todos os processos diplomáticos”, afirmou a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã em um comunicado, segundo a TV estatal iraniana.
Os Estados Unidos lançaram novos ataques contra o Irã na noite deste sábado (27) e aumentaram a tensão no Oriente Médio. A ofensiva ocorreu horas depois de Teerã disparar drones contra bases americanas no Golfo.
Segundo o Comando Central dos EUA, o Centcom, a operação foi uma resposta direta ao Irã. Os alvos foram instalações de vigilância, comunicações, defesa aérea, depósitos de drones e estruturas usadas para lançar minas marítimas.
Após os bombardeios, o presidente Donald Trump acusou Teerã de quebrar o cessar-fogo e fez uma ameaça dura.
“Aviões dos EUA atingiram locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, e radares costeiros, por violar o Acordo de Cessar-Fogo novamente. Pode chegar um ponto em que seremos forçados a concluir militarmente o trabalho que começamos. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã não existirá mais”, disse.
O acordo de 14 pontos entre EUA e Irã previa interromper os combates iniciados por EUA e Israel em 28 de fevereiro, reabrir o estreito para navegação e iniciar negociações sobre o programa nuclear iraniano.
Fonte: SBT News