
A iniciativa vai oferecer gratuitamente serviços de saúde, assistência jurídica e cidadania para a população. Os atendimentos serão realizados das 8h às 16h. Foto: Divulgação
Última modificação em 27 de maio de 2025 às 10:02
O Centro Universitário Estácio da Amazônia será palco da ação Defensoria Solidária deste ano, um evento em comemoração aos 25 anos da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE/RR). A iniciativa, que acontece neste sábado (31), vai oferecer gratuitamente serviços de saúde, assistência jurídica e cidadania para a população. Os atendimentos serão realizados das 8h às 16h.
Os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Farmácia e Direito estarão diretamente envolvidos, oferecendo serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, terapias manuais, orientações nutricionais, cuidados com a pele e orientações jurídicas.
Além das atividades acadêmicas, a população terá acesso a diversos outros serviços, como atendimentos jurídicos nas áreas de Direito de Família e Cível, orientações na Carreta dos Direitos da Defensoria, emissão de documentos (como RG), atendimentos relacionados ao INSS e ao Cadastro Único para programas sociais.
Quem comparecer ao evento também vai poder fazer negociação de dívidas e atendimentos da Roraima Energia e Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), e atendimentos da Casa da Mulher Brasileira, da Assembleia Legislativa, Receita Federal e Sejuc.
De acordo com a pró-reitora de graduação da Estácio, professora Flávia Amaro, além de uma ação solidária, o evento tem uma importância pedagógica para os acadêmicos da instituição. “Essas atividades são fundamentais para integrar teoria e prática, desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais, além de reforçar o compromisso ético e cidadão dos nossos estudantes”, ressalta.
Na área da saúde, haverá também consultas com clínico geral, atendimentos oftalmológicos, sessões de fisioterapia e massagens relaxantes, oferecidos pelas secretarias Municipal e Estadual de Saúde. “Para maior comodidade das famílias, será disponibilizado um espaço exclusivo e seguro para as crianças, que poderão se divertir enquanto seus responsáveis são atendidos”, completou.
A ação é aberta ao público e não há necessidade de agendamento prévio. O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de fichas a partir das 7h. Alguns serviços terão vagas limitadas, por isso é recomendado que os interessados levem RG, CPF, comprovante de residência e, se possível, documentos relacionados à sua demanda, como encaminhamento ou laudos médicos.
Esta é a 5ª edição da Defensoria Solidária. No ano passado, mais de três mil atendimentos foram oferecidos. Essa é a primeira vez que o evento acontece no campus da Estácio. “Nossa infraestrutura e a variedade de serviços ofertados permitirão um amplo atendimento ao público”, reforça a professora Flávia.
Por: M3 Comunicação