
Contribuintes que não entregarem a declaração estarão sujeitos a penalidades. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Última modificação em 23 de maio de 2025 às 09:34
O prazo para entregar a declaração do imposto de renda encerra na sexta-feira, dia 30 de maio. Os contribuintes têm até as 23h59m59s para enviar a declaração ao sistema do Fisco, mas um grande número de brasileiros ainda não prestaram contas com a receita.
Cerca de 17 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal, de acordo com dados do órgão divulgados na quinta-feira (22).
Com a proximidade do fim do prazo, é necessário ter atenção e agilidade para evitar problemas com a receita. O contribuinte que enviar a declaração do Imposto de Renda com atraso está sujeito a uma multa, de acordo com a Receita Federal. E aqueles que não enviarem podem ser penalizados por sonegação fiscal.
A penalidade é equivalente a 1% sobre o valor do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. A cobrança pode chegar a, no máximo, 20% sobre o valor do imposto devido.
O grupo de prioridades e os contribuintes que enviaram suas declarações até o último dia 9 já podem consultar se estão no 1º lote da restituição do Imposto de Renda de 2025.
A consulta está liberada a partir desta sexta-feira (23). O pagamento do 1º lote começa na próxima sexta-feira (30).
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação