
As aulas serão gratuitas e ministradas na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Foto: Reprodução
Última modificação em 9 de maio de 2025 às 11:14
A Rede de Cursinhos Populares Podemos+ e o Levante Popular da Juventude de Roraima abriram inscrições para o curso pré-vestibular gratuito “Marcos Braga”. Estão sendo ofertadas 40 vagas, e os interessados podem se inscrever até o dia 15 de maio. As aulas serão gratuitas e ministradas na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
O principal objetivo do Cursinho Popular Marcos Braga é apoiar estudantes de baixa renda na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares. Esta é a quinta edição consecutiva da iniciativa.
O cursinho tem como público prioritário jovens da periferia, trabalhadores, migrantes, mulheres, pessoas negras e indígenas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIAPN+, estudantes de escola pública e demais indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Os interessados podem realizar as inscrições de maneira online, por meio deste formulário.
Processo seletivo
O processo seletivo será composto por duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório: análise do perfil socioeconômico e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 27 de maio, por meio dos canais oficiais de comunicação do Cursinho Popular Marcos Braga.
O curso contará com aulas regulares, aulões, revisões, exercícios e simulados. A equipe é formada por coordenadores e educadores voluntários. As aulas serão realizadas no período noturno, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Leducarr), de 1º de julho a 7 de novembro.
O cursinho presta homenagem a Marcos Antonio Braga de Freitas, conhecido como Marcos Braga, professor universitário da UFRR falecido em fevereiro de 2021, vítima da Covid-19, aos 51 anos. Ele era reconhecido por sua atuação como ativista ambiental, defensor dos direitos indígenas e da população LGBTQIA+.
Por: M3 Comunicação