
A ação ocorrerá no Prédio Cível da instituição, localizado no Centro de Boa Vista, das 9h às 17h. Foto: Divulgação
Última modificação em 25 de abril de 2025 às 08:44
Acontece neste sábado, dia 26, a segunda edição do Mutirão da Inclusão, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPERR). A ação ocorrerá no Prédio Cível da instituição, localizado na Avenida Sebastião Diniz, nº 1165, no Centro de Boa Vista, das 9h às 17h.
A expectativa é reunir centenas de pessoas em busca de serviços essenciais voltados à Pessoa com Deficiência (PcD), incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndromes, doenças raras ou limitações motoras, visuais e auditivas.
Com apoio de diversas instituições, o mutirão foi idealizado para garantir dignidade, cidadania e facilitar o acesso a direitos básicos, como a emissão de documentos, orientação jurídica e atendimentos médicos e psicossociais — tudo concentrado em um só local e sem burocracia.
Entre os principais serviços oferecidos estão a emissão da nova carteira de identidade e da CIPTEA — Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Para a emissão, é necessário apresentar RG, CPF, laudo médico com CID, comprovante de residência, tipo sanguíneo e uma foto 3×4.
Também será possível receber orientações para solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atualizar ou se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), documento essencial para o acesso a programas sociais.
A ação contará ainda com atendimentos médicos da rede municipal, apoio psicossocial e renegociação de dívidas com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Já a Roraima Energia vai prestar atendimento às famílias com pessoas com TEA, que poderão solicitar até 65% de desconto na conta de energia elétrica por meio do programa Energia Azul, criado pela Lei Municipal nº 2.671/2024.
Outro destaque é a Linha de Crédito PcD, oferecida pela Caixa Econômica Federal, voltada à aquisição de tecnologias assistivas que promovam mais autonomia e qualidade de vida às pessoas com deficiência.

Espaço Kids
Enquanto os responsáveis participam dos atendimentos, as crianças poderão usufruir de um espaço kids especialmente preparado, com recreação e acompanhamento especializado.
“Sabemos das dificuldades enfrentadas por muitas famílias. Por isso, pensamos em cada detalhe para tornar o ambiente acessível, calmo e seguro”, afirma o defensor público Rogenilton Ferreira, coordenador da ação.
O mutirão conta com a participação da Defensoria Pública da União (DPU), Instituto de Identificação, INSS, CRAS, SETRABES, Roraima Energia, Caixa Econômica Federal, Caer, Turma de Terapia Ocupacional Clarentiano e diversas associações ligadas à pessoa com deficiência.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (95) 99116-5779.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação