
Última modificação em 21 de junho de 2026 às 20:58
Arthur Henrique (PL) foi eleito governador de Roraima, na eleição suplementar deste domingo (21), com 60,87% dos votos válidos. O candidato Soldado Sampaio (Republicanos) obteve 35,72% e Nelita Frank (PT), 3,40%. Apesar da vantagem, os votos do ex-prefeito não valem para declará-lo governador eleito.
Em números absolutos, Arthur recebeu 160.004 votos, Sampaio teve 93.897 e Nelita, 8.948.
Ele concorreu sub judice, ou seja, com recurso ainda pendente de decisão definitiva. O registro da candidatura foi indeferido pelo TRE-RR por descumprimento dos prazos de desincompatibilização, que são de três, quatro e seis meses antes da eleição, conforme o cargo.
A decisão do TRE-RR veio dias após o ministro Flávio Dino, do STF, obrigar a Corte a alterar a regra original da eleição suplementar. A norma previa que candidatos deixassem cargos públicos em até 24 horas após a convenção.
Arthur Henrique renunciou à Prefeitura de Boa Vista com menos de dois meses para a votação extra, quando o TSE ainda não havia determinado a nova eleição para o Governo.
O próprio TRE-RR, seguindo a legislação, já havia afirmado que votos dados a candidato com registro indeferido só podem ser validados se uma instância superior aceitar o registro.
“Serão computados como anulados sub judice os votos dados à chapa que contenha candidata ou candidato cujo registro, no dia da eleição, se encontre indeferido, cancelado ou não conhecido por decisão que tenha sido objeto de recurso, salvo se já proferida decisão colegiada pelo TSE”, pontuou.
O TRE-RR, segundo a resolução da eleição, tem até sexta-feira (26) para proclamar a eleição dos candidatos a governador e vice, e até 13 de julho para diplomá-los. A chapa vencedora irá governar o Estado entre julho de 2026 a 6 de janeiro de 2027.
Fonte: Folha BV