O evento contará com 12 apresentações de cenas teatrais escritas e dirigidas pelos membros da Companhia Pássaro Poesia. Foto: Pablo Felippe – Coordcom/UFRR
Última modificação em 28 de outubro de 2025 às 11:08
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove, entre os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, o Primeiro Festival de Teatro Universitário de Roraima. A programação inclui 12 apresentações de cenas teatrais inéditas, escritas e dirigidas pelos integrantes da Companhia Pássaro Poesia – Teatro Universitário.
Além dos espetáculos, o público poderá acompanhar a conferência “O teatro universitário no Brasil”, ministrada pela professora Lidia Olinto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao final do Festival, serão entregues troféu, medalhas e certificados nas categorias Melhor Dramaturgia, Melhor Figurino e Melhor Interpretação.
De acordo com o professor Francisco Alves, diretor da Companhia Pássaro Poesia e organizador do evento, o Festival busca fortalecer o cenário teatral dentro da universidade e colaborar com a produção de conhecimento sobre o teatro feito em Roraima.
“Nosso desejo é possibilitar aos alunos e à comunidade a experiência da criação em artes cênicas no Laboratório de Poéticas do curso de Artes Visuais e também propor debates sobre as urgências de nosso tempo a partir da prática teatral”, afirmou.
As inscrições serão realizadas presencialmente, durante os dias do evento, por meio de QR Codes disponíveis nos espaços do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA). As apresentações acontecem no Laboratório de Poéticas, também no CCLA.
A iniciativa é organizada pela Companhia Pássaro Poesia – Teatro Universitário, projeto de extensão vinculado ao Programa Mosaico Cultural e cadastrado na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE). O Festival integra ainda as ações do projeto de pesquisa “Cartografias do teatro e a performance em Roraima”, com apoio da PRAE/UFRR, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do curso de Artes Visuais.
Fonte: UFRR
Por: M3 Comunicação Integrada