
Exposição será realizada no espaço externo da Vara da Justiça Itinerante, localizada no Fórum da Cidadania – Palácio Latife Salomão. Foto: Divulgação
Última modificação em 12 de setembro de 2025 às 11:06
Neste mês de setembro, a Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) celebra 19 anos de atuação. Desde 2006, a unidade tem sido essencial para levar direitos fundamentais e serviços jurídicos gratuitos a todas as regiões do estado, superando distâncias e promovendo cidadania em comunidades urbanas, rurais, ribeirinhas e indígenas.
Para marcar quase duas décadas de serviço à população roraimense, será realizada nesta sexta-feira, 12 de setembro, a Exposição Fotográfica e de Artesanato Indígena, no espaço externo da Vara da Justiça Itinerante, localizada no Fórum da Cidadania – Palácio Latife Salomão (Av. Glaycon de Paiva, 458-588, bairro Mecejana, Boa Vista). A solenidade terá início às 16h.
O evento reunirá magistrados, servidores, representantes de instituições parceiras como o Ministério Público e a Defensoria Pública, além da sociedade civil. A exposição destacará momentos marcantes da trajetória da Justiça Itinerante e evidenciará o impacto social e cultural que sua atuação tem promovido ao longo dos anos.
Uma trajetória de inclusão e cidadania
Pioneira no país, a Vara da Justiça Itinerante foi criada em 2006, a partir da experiência do antigo Juizado Especial Volante, implantado em 1997. Desde então, percorre o estado com o objetivo de tornar a Justiça mais acessível, oferecendo serviços como reconhecimento de união estável, divórcio consensual, guarda de menores, pensão alimentícia, registro civil e emissão de documentos básicos.
Com o trabalho dedicado de suas equipes e o apoio de parceiros institucionais, como o Ministério Público, Defensoria Pública, cartórios, prefeituras, INSS, Funai, Tribunal Regional Eleitoral e forças de segurança, a Justiça Itinerante se consolidou como símbolo de inclusão social e esperança, reconhecida nacionalmente pelo alcance de sua atuação.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação