
Fumaça branca, fumaça preta, cédulas em papel e juramento de segredo: conclave elegerá um novo papa. Foto: Reprodução Sergio Santos / X
Última modificação em 22 de abril de 2025 às 09:29
Com a morte de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, aos 88 anos, a Igreja Católica dará início ao processo de escolha do novo papa. Esse processo é conhecido como “conclave”, palavra que vem do latim cum clavis e significa “fechado à chave”.
Ao longo dos dias em que é feita a eleição, os cardeais do mundo todo ficam fechados dentro do Vaticano. Nesse período eles fazem um juramento de segredo absoluto sobre o processo.
Todos os cardeais que participam da eleição ficam impedidos de utilizar qualquer meio de comunicação com o exterior. Ou seja, eles não podem usar telefones, ler jornais ou conversar com pessoas de fora do Vaticano. Essas medidas foram adotadas para evitar que a votação seja influenciada.
Atualmente, 135 cardeais com menos de 80 anos estão aptos a participar da eleição, sendo sete brasileiros.

O Processo de Eleição Papal na Capela Sistina
As votações para escolher o novo papa ocorrem na emblemática Capela Sistina. Para ser eleito, um cardeal deve obter pelo menos dois terços dos votos — todos sigilosos e queimados após a apuração.
Diariamente, são realizadas até quatro rodadas de votação: duas no período da manhã e duas à tarde. Caso o conclave não chegue a um consenso após três dias, é feita uma pausa de 24 horas para reflexão e orações. Outro intervalo pode ser convocado se, após sete votações adicionais, nenhum nome for escolhido.
Se, mesmo após 34 tentativas, nenhum candidato atingir a maioria necessária, os dois cardeais mais votados na última rodada disputam um “segundo turno”. Mesmo nesse caso, o vencedor ainda precisará alcançar a marca de dois terços dos votos.
A Aceitação e a Escolha do Nome
Uma vez eleito, o cardeal é questionado se aceita o cargo de papa. Com a confirmação, ele escolhe seu nome pontifício e é conduzido à chamada “Sala das Lágrimas”, onde se reveste com as roupas papais.
O momento final acontece quando o novo papa é apresentado ao público na Praça de São Pedro. Do balcão da Basílica, o anúncio solene ecoa: “Habemus Papam” (“Temos um Papa”), marcando o início de um novo pontificado.
Fonte: O Globo
Por: M3 Comunicação