
Para receber a medicação gratuita é preciso apresentar uma receita médica atualizada e com validade. Foto: Semuc
Última modificação em 22 de outubro de 2025 às 10:22
As farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão recebendo novos lotes de medicamentos para garantir o atendimento e a continuidade dos tratamentos de pacientes. Os medicamentos mais conhecidos que estão sendo entregues na rede são: Dipirona 500mg; Paracetamol 500mg; Amoxicilina com clavulanato 250+62,5 mg; Losartana 50mg e Cefalexina 500mg.
A SAF também é responsável pelo envio de materiais odontológicos, máscaras, luvas, vitaminas, autotestes e outros insumos utilizados pelas equipes, conforme explicou a superintendente Betânia Braga.
“Estamos recebendo diversos medicamentos nas últimas semanas e o abastecimento segue um cronograma semanal. Atualmente, a Atenção Primária conta com 161 medicamentos padronizados para atender a rede e esses medicamentos já estão sendo distribuídos nas farmácias a serviço da população”, disse.
Além das UBS, a distribuição dos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) contempla também o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (SAMU BV), o Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) e o programa Família que Acolhe (FQA).
Cuidado a cada entrega
Nas prateleiras das farmácias das UBSs, o cuidado ganha uma nova forma. Cada medicamento representa o compromisso de manter o atendimento funcionando e a saúde da população em dia. Graciele Castelo é usuária da UBS Sílvio Leite há 15 anos e agora, na terceira gravidez, está fazendo o acompanhamento pré-natal na UBS mais uma vez.
“Sempre encontro os medicamentos que preciso para mim e para meus filhos. Hoje eu vim buscar o ácido fólico, por conta da gravidez, mas normalmente eu pego dipirona e amoxicilina para as crianças. Nunca tive problemas e sempre sou bem atendida”, contou.
Já o servidor público Guilherme Pereira foi à unidade para garantir a insulina da avó. “É um medicamento de uso diário que ela precisa tomar e a gente vem aqui garantir. É bom saber que a gente pode contar com a unidade para isso, porque ajuda, também, nos custos”, comentou.
Fonte: Semuc
Por: M3 Comunicação Integrada