
Programação será realizada das 8h às 12h, no Centro de Ensino Técnico e Superior de Mucajaí. Foto: M3 Comunicação
Última modificação em 26 de junho de 2025 às 15:27
A União de Pais e Pessoas Autistas (UPPA) dá início neste sábado, 28 de junho, à Caravana do Autismo, um projeto inédito que tem como objetivo levar informações, apoio e orientação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para todos os municípios de Roraima.
O primeiro polo da caravana será no município de Mucajaí, com programação das 8h às 12h, no Centro de Ensino Técnico e Superior de Mucajaí.
A ação busca aproximar as famílias, profissionais e a comunidade da causa autista, promovendo debates, oficinas, rodas de conversa e acesso a informações fundamentais sobre direitos e cuidados com pessoas autistas.
“É com muita alegria que nós iniciamos a nossa Caravana do Autismo da União de Pais e Pessoas Autistas (UPPA). A gente vem para convidar todas as mães, os pais, familiares, professores, cuidadores, terapeutas e todos que convivem com pessoas autistas. Estão todos convidados a participar conosco dessa jornada”, afirmou a presidente da UPPA, Muryanne Gianluppi.
Durante a programação, haverá palestras sobre os direitos da pessoa autista, com uma advogada especializada na área; oficina de manejo de comportamento, com uma terapeuta atuante; e a apresentação do grupo de ajuda mútua “Cuidando de Quem Cuida”, voltado para familiares e cuidadores, com a participação de uma psicóloga autista e mãe atípica.
A proposta também é incentivar a criação de núcleos locais inspirados na experiência da UPPA em Boa Vista.
“Nós vamos até Mucajaí plantar uma sementinha de, quem sabe, uma associação de autismo por lá. Que as mães e famílias possam se unir em um objetivo comum: a causa do autismo e a luta pelos direitos da pessoa autista”, destacou Muryanne.
Além das atividades formativas, o evento contará com a tradicional lojinha da UPPA, onde serão vendidos produtos como cordões de identificação, camisetas, canecas e outros itens com a identidade visual da instituição. Toda a arrecadação é revertida para as ações desenvolvidas pelo grupo.
A Caravana do Autismo continuará percorrendo os demais municípios de Roraima em datas que serão divulgadas gradualmente pela entidade.
“Esse é apenas o começo. A nossa missão é fazer com que cada município de Roraima tenha acesso à informação, acolhimento e ferramentas para garantir mais dignidade às pessoas autistas e suas famílias. Esperamos todos em Mucajaí neste sábado, com muito carinho”, finalizou Muryanne Gianluppi.
Por: M3 Comunicação