
Página do Participante ficará disponível até as 23h59 (horário de Brasília). Foto: Divulgação / internet
Última modificação em 13 de junho de 2025 às 09:37
O período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se encerra às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, (13/6). O prazo também é válido para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. Todos os procedimentos devem ser realizados na Página do Participante.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
Os isentos da taxa de inscrição também devem se inscrever. A regra vale, ainda, para quem teve a justificativa de ausência na edição de 2024 aprovada. Ou seja, as aprovações, tanto da isenção quanto da justificativa de ausência, não significam que a inscrição foi automaticamente efetuada.
Inscrição pré-preenchida
Uma das novidades desta edição do Enem é a inscrição pré-preenchida para concluintes da rede pública. Nesses casos, o participante deve acessar a página oficial para confirmar a inscrição e selecionar a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar.
Pagamento da taxa
Quem não é isento da taxa de inscrição deve efetuar o pagamento até 18 de junho. O valor de R$ 85 pode ser pago por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).
O boleto é gerado somente pelo sistema oficial, única plataforma por meio da qual é possível realizar qualquer procedimento do Enem.
O sistema não gerará boleto para o estudante concluinte do ensino médio (2025) de escola pública em nenhuma hipótese.
Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
Orientações
O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
Fonte: Agência Gov
Por: M3 Comunicação