O material apresenta roteiros autoguiados com uso de QR Codes, mapas interativos e hiperlinks. Foto: Semuc
Última modificação em 23 de outubro de 2025 às 10:23
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) lança nesta quarta-feira (22), às 19h, o Guia Turístico-Cultural e Arquitetônico: Centro Histórico e Cívico de Boa Vista – Roraima – Brasil. O evento acontece no segundo piso do campus Boa Vista, durante a Mostra Cultural “Etnoturismo da Comunidade Kauwê”, parte do Encontro de Turismo Inteligente da Amazônia Setentrional (EITA 2025). O campus fica na Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 300, bairro Canarinho.
Obra digital e multilíngue
O guia é de autoria do professor Dr. Ismar Borges de Lima, do Curso de Turismo da UERR, com colaboração de Rosijane Evangelista da Silva, Shirley Jone Cabral de Brito, Andreza da Silva Farias e João Arthur Freitas de Souza. A obra foi lançada em versão digital (PDF), em português, com previsão de edições em inglês e espanhol.
Com 323 páginas, o material apresenta roteiros autoguiados com uso de QR Codes, mapas interativos e hiperlinks conectados ao Google Maps e a aplicativos mobile, permitindo explorar monumentos, praças, igrejas e edifícios históricos de forma dinâmica e acessível.
Patrimônio, tecnologia e educação
O guia integra o projeto de extensão “Boa Vista 4.0 – Smart Turismo Sem Fronteiras”, que alia pesquisa acadêmica, inovação digital e valorização do patrimônio urbano. A proposta é oferecer uma experiência de visitação mais interativa e educativa, voltada a moradores, turistas, professores, estudantes e pesquisadores.

Os roteiros são divididos em dois eixos principais:
- Roteiro I – Centro Histórico: apresenta os marcos da formação urbana e religiosa da cidade desde o século XIX;
- Roteiro II – Centro Cívico: destaca o conjunto modernista e institucional que simboliza a organização política e administrativa de Roraima.
O projeto gráfico foi inspirado nas cores da bandeira do estado e utiliza mapas detalhados, ícones interativos e alternância de fundos claros e escuros, facilitando a navegação e leitura.
Acesso gratuito
A publicação está disponível gratuitamente pela UERR Edições, no link:
https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/pt_BR/catalog/book/146
Segundo o professor Ismar, o guia “nasceu da necessidade de sistematizar, atualizar e tornar acessíveis os principais atrativos culturais e arquitetônicos de Boa Vista, dentro do conceito de Smart Turismo”. Ele destaca que a obra é orgânica e continuamente atualizada, dialogando com o Portal Digital Boa Vista 4.0, o que permite correções e inclusão de novas informações com base em pesquisas e registros de campo.
Fonte: UERR
Por: M3 Comunicação Integrada