Última modificação em 19 de fevereiro de 2025 às 16:17

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em parceria com o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Associação Dona Maria , está com inscrições abertas para o curso de formação “Trabalho Pedagógico com Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Identificação, Aspecto Motores, Avaliação e Intervenção“.
A capacitação acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR) em Rorainópolis, e oferece 100 vagas.
O curso é voltado principalmente para professores e profissionais da área da educação e saúde, mas está aberto para qualquer pessoa interessada. As inscrições podem ser feitas até meio-dia de sexta-feira (23) por meio de um formulário;
Assuntos como o reconhecimento do autismo e estratégias de intervenção serão abordados no curso. De acordo com o diretor administrativo do Teamarr, Eberson Silva, o objetivo é fornecer conhecimentos teóricos e práticos, incluindo a identificação precoce do TEA, os profissionais indicados para acompanhamento e recursos acessiveis para intervenção em casa.
“Além do embasamento teórico, os participantes aprenderão a utilizar materiais alternativos e recicláveis para promover atividades lúdicas e funcionais que auxiliam no desenvolvimento motor das crianças autistas”, destacou Silva. As oficinas práticas ocorrerão nos últimos dois dias do curso.
Confira o cronograma:
Sexta-feira (21/02)
17h às 19h – Transtorno do Espectro Autista: professor mestre Paulo Reinbold.
19h às 21h – Comportamento Inadequado: compreensão, prevenção e manejo – o que fazer para lidar com a pré-crise e crises : Caio Leite, coordenador ABA e Liamar Kahoru, psicóloga;
Sábado (22/02)
8h às 12h30 – Desenvolvimento Motor em Crianças Típicas e Atípicas: professora doutora Eliana Mendonça e professor doutor Marco Mendonça;
13h30 às 16h – Primeiros Socorros – Projeto Saber para Salvar, baseado na Lei Lucas (13.722/18);
16h às 20h – Proposta de Intervenção Individualizada e Coletiva: professora doutora Eliana, professor doutor Marco Mendonça e professor mestre Paulo Reinbold.
Domingo (23/02)
8h às 12h30 – Proposta de Intervenção Individualizada e Coletiva: professora doutora Eliana, professor doutor Marco Mendonça e professor mestre Paulo Reinbold.
Foto: ALE-RR
Por: Papo M3 Realidades
Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro da notícia que importa.