
A primeira atividade ocorreu na última segunda-feira, 7 de abril, no bairro 13 de Setembro. Foto: Divulgação
Última modificação em 8 de abril de 2025 às 14:54
Em alusão à Semana Nacional da Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) iniciou uma série de ações voltadas à cidadania e à saúde, com foco na população em situação de vulnerabilidade.
A primeira atividade ocorreu na última segunda-feira, 7 de abril, no bairro 13 de Setembro, na zona Oeste de Boa Vista. A programação segue com novos eventos nesta quinta-feira, 10 de abril, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), e na sexta-feira, 11 de abril, na Casai Yanomami, com atenção especial à população indígena.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o TJRR, a Corregedoria-Geral de Justiça e diversas instituições públicas. A comunidade recebeu diversos serviços de saúde, como:
- triagem;
- aferição de pressão arterial e glicemia;
- consultas médicas;
- testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites;
- vacinação de adultos e crianças conforme o calendário nacional;
- coleta de exame preventivo;
- entrega de medicamentos;
- pesagem para o programa Bolsa Família;
- suplementação de vitamina A.
O juiz corregedor Eduardo Álvares de Carvalho ressaltou a importância da campanha.
“O Conselho Nacional de Justiça criou a Semana Nacional da Saúde com o objetivo de fomentar ações voltadas às populações vulneráveis. Estivemos no bairro 13 de Setembro oferecendo vacinação, consultas preventivas e testes rápidos, especialmente para a população migrante venezuelana. Nesta quinta-feira, replicaremos a ação na Casai Yanomami, com foco no atendimento à população indígena”, afirmou.
Gilmara Alves de Souza, coordenadora de Ações Estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde, destacou que a parceria fortalece a rede de atendimento.
“Para nós, é muito importante essa colaboração com o TJRR. Essa união amplia o acesso da população aos serviços essenciais”, reforçou.

Outras ações
Além dos atendimentos no bairro 13 de Setembro e na Casai, a Corregedoria-Geral de Justiça realizará, na quarta-feira, 10 de abril, o evento “União pela Inclusão – Avanços e Desafios no Atendimento às Pessoas com TEA”, em parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
O encontro ocorrerá das 9h30 às 12h e tem como objetivo discutir estratégias para o aprimoramento do atendimento às crianças neurodivergentes em Roraima, além de promover parcerias públicas nesse sentido.
“A ideia é discutir, com os secretários municipais de Saúde e demais instituições, a criação de um projeto que leve o atendimento especializado às crianças autistas que vivem em áreas mais remotas e estão em situação de maior vulnerabilidade”, concluiu o magistrado.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação