
Focos de incêndio reduziram de 5.362 no ciclo anterior (2023/2024) para 818 neste último. Foto: Jader Souza/AL Roraima
Última modificação em 11 de abril de 2025 às 09:45
O Gabinete Integrado da Operação Verão sem Fogo encerrou, nesta quinta-feira (10), as atividades do ciclo 2024/2025 com a apresentação de um balanço positivo das ações desenvolvidas em todo o estado de Roraima.
Segundo o relatório final, foram realizadas 8.966 ações, alcançando mais de 30 mil pessoas. Um dos principais destaques foi a expressiva redução nos focos de incêndio: de 5.362 no ciclo anterior (2023/2024) para 818 neste último, uma queda de aproximadamente 80%.
A operação, que teve início em 1º de novembro de 2024 e se estendeu até março de 2025, contou com um esforço conjunto entre secretarias, órgãos e autarquias do estado, além do apoio de entidades federais e municipais.
Durante a apresentação do balanço, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), coronel Anderson Carvalho, destacou os resultados alcançados, as tecnologias utilizadas e a importância da integração entre os diferentes setores. Um dos dados comparativos que chamou atenção foi o número de combates a incêndios: 1.827 no ciclo anterior contra 617 em 2024/2025, representando uma redução de 66,24%.
“A operação foi bastante positiva. Conseguimos atingir um maior número de pessoas com as ações educativas e preventivas, e conseguimos aumentar o número de atendimento nas ações de mitigação, ou seja, aquelas que evitam prejuízo a pontes, edificações, casas, enfim. Também tivemos uma participação maior dos órgãos convidados. Para uma operação grandiosa como essa, não há como termos resultados se não tivermos a participação de todos”, salientou.
Ações educativas e tecnologias de ponta
Entre as principais frentes de atuação estiveram as visitas preventivas a propriedades rurais, com orientações sobre o uso do fogo. No total, foram realizadas 7.576 visitas, além de capacitações e treinamentos voltados para agricultores e associações. O reforço nos aceiros e o auxílio nas queimas controladas também foram fundamentais para o resultado positivo.
O Gabinete Integrado utilizou ferramentas tecnológicas inovadoras desenvolvidas pelo próprio CBMRR, como o sistema SPARK, que gerencia as ações de combate e prevenção a incêndios florestais, com registro das atividades, relatórios diários e controle de recursos.
Outro destaque foi o sistema Ignis, que integra dados georreferenciados e imagens em tempo real, permitindo respostas mais rápidas e estratégias mais eficazes no enfrentamento às queimadas. A expectativa é que, futuramente, o Ignis possa ser compartilhado com corporações de outros estados.

Bases avançadas e atuação regionalizada
Para garantir maior agilidade na resposta às ocorrências, foram implantadas bases avançadas em municípios do interior, com apoio logístico e operacional. O Estado contou com 14 Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIFs), além das Companhias de Bombeiros em Boa Vista, Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima, totalizando 20 viaturas especializadas.
Atendimento continua
Embora o ciclo da operação tenha sido encerrado, o trabalho de prevenção e combate a incêndios continua. A população pode acionar o serviço pelo telefone (95) 98406-5439 (Disque Queimadas – com WhatsApp), pelo 199 (Defesa Civil Estadual) ou pelo 193 (Corpo de Bombeiros).
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação