A colheita deve alcançar uma produção de 430 mil toneladas, com uma produtividade média de 55 sacas por hectare. Foto: Reprodução
Última modificação em 8 de agosto de 2025 às 10:00
A Abertura Oficial da Colheita da Soja em Roraima acontece nesta sexta-feira, 8 de agosto, marcando o bom momento do agronegócio no estado. A solenidade será realizada às 19h, no Auditório da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, com uma palestra do pesquisador Dr. Daniel Barcelos Vargas, que abordará o tema “A Produção Tropical de Alimentos e o Desenvolvimento Nacional no Ano da COP30”.
Segundo estimativas da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Roraima (Aprosoja-RR), a safra 2025 deve movimentar mais de R$ 900 milhões na economia estadual. A colheita, iniciada em julho, deve alcançar uma produção de 430 mil toneladas, com uma produtividade média de 55 sacas por hectare, em uma área plantada de 132 mil hectares, um crescimento de 16 mil hectares em relação ao ano anterior.
As lavouras de soja estão distribuídas em propriedades de oito municípios, entre eles Boa Vista, Alto Alegre, Cantá, Bonfim, Mucajaí, Caracaraí, Rorainópolis e São João da Baliza.
A programação segue no sábado (9), a partir das 8h, na Fazenda Ouro Verde, na RR-206, zona rural de Alto Alegre, com visitação aos estandes de patrocinadores, a colheita simbólica da soja e um almoço oferecido a todos os participantes.
O evento, que já se tornou parte do calendário oficial do agronegócio roraimense, reúne produtores, pesquisadores, autoridades e representantes do setor. Além de celebrar o início da colheita, o encontro destaca o papel crescente de Roraima na produção nacional de grãos, impulsionado por tecnologias adaptadas à realidade do cerrado amazônico.
Por: M3 Comunicação