
Os núcleos foram instalados em locais estratégicos para apoiar a produção de conteúdos multimídia e o uso de tecnologias educacionais. Foto: Divulgação
Última modificação em 23 de julho de 2025 às 15:09
Foram inaugurados nesta quarta-feira, 23, três Núcleos de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), iniciativa vinculada à Política Nacional do Ensino Médio e ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Os núcleos foram instalados em locais estratégicos para apoiar a produção de conteúdos multimídia e o uso de tecnologias educacionais: dois deles funcionam no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima (CEEP) e um no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforr). O investimento destinado à adequação dos espaços foi de aproximadamente R$ 770 mil.
Cada núcleo recebeu 32 dispositivos tecnológicos de ponta, incluindo câmeras robóticas, TVs com função lousa digital, estrutura de chroma key, softwares de edição, microfones, caixas de som e mesas digitais, fornecidos pelo MEC.

Tecnologia a favor do professor e da aprendizagem
Durante a cerimônia de inauguração, representantes do Ministério da Educação destacaram o papel estratégico dos núcleos como ferramentas de apoio ao trabalho docente, sem substituir a presença do professor em sala. A proposta é criar um ecossistema que una ensino presencial e atividades mediadas por tecnologia, promovendo inovação e qualidade no processo de aprendizagem.
Além de apoiar a recomposição de aprendizagens e a criação de conteúdos educacionais, os núcleos buscam ampliar o acesso à inovação pedagógica em regiões com diferentes contextos sociais e geográficos, fortalecendo a autonomia dos educadores e promovendo equidade entre estudantes.
Atualmente, a rede estadual de ensino conta com mais de 370 escolas e cerca de 79 mil alunos. Com os novos espaços, espera-se fomentar metodologias mais interativas e acessíveis, valorizando o papel do professor e estimulando o protagonismo estudantil.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação