
Com a conquista, o grupo garantiu uma vaga no Grupo de Acesso do Maior Arraial da Amazônia, em 2026. Foto: Divulgação
Última modificação em 26 de maio de 2025 às 09:41
O brilho da cultura popular tomou conta da Praça Aderval da Rocha Ferreira, no bairro Nova Canaã, neste sábado (24), durante o Concurso de Quadrilhas do Grupo Emergente, parte da programação prévia do Boa Vista Junina 2025. A grande vencedora da noite foi a Quadrilha Beija-Flor, que encantou o público e os jurados com o tema “As Cores do Amor”. Com a conquista, o grupo garantiu uma vaga no Grupo de Acesso do Maior Arraial da Amazônia, em 2026.
A apresentação da Beija-Flor foi marcada por emoção, coreografias vibrantes e uma mensagem de inclusão e diversidade. O animador Herbet Lima destacou o significado da vitória.
“Esse é um ano muito especial para a nossa quadrilha, pois no próximo estaremos no Grupo de Acesso. Buscamos transmitir ao público uma mensagem de igualdade, mostrando que todos podem ser livres e, acima de tudo, merecem respeito.”
A competição deste ano teve um formato especial, com evento próprio realizado antes do Boa Vista Junina, como forma de ampliar a participação popular e descentralizar a programação, levando as festividades aos bairros.
“A ideia de trazer o concurso do grupo Emergente como parte de um evento pré-junino tem justamente esse objetivo: aproximar o público e criar uma conexão antecipada com o Boa Vista Junina. Assim como acontece com os ensaios abertos, essa iniciativa funciona como um verdadeiro esquenta, preparando o clima para a grande festa”, explicou Dyego Monnzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).

Além da campeã Beija-Flor, outras três quadrilhas participaram da disputa. A Guerreiros de Jorge ficou com o segundo lugar com o tema “São João é azul, incluir é amar!”, uma homenagem à campanha de conscientização sobre o autismo. Em terceiro, a São Vicente emocionou com “Fogueira, a alegria do São João”, celebrando os tempos antigos das festas juninas. Fechando a classificação, a Quadrilha Macedão apresentou “O conto dos pássaros do sertão e a sabedoria popular na noite de São João”, exaltando a esperança do povo nordestino.
Com a vitória, a Quadrilha Beija-Flor não apenas garantiu sua ascensão no circuito junino de Boa Vista, mas também firmou seu nome como representante da pluralidade e da força da cultura popular local.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação