
Interessados devem registrar interesse até as 23h59 desta quinta-feira, 27. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Última modificação em 26 de março de 2025 às 16:54
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), iniciou nesta quarta-feira, 26, o período para manifestação de interesse na lista de espera do processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025.
Podem participar todos os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que não tiveram turma formada. Para isso, é necessário registrar a manifestação de interesse até as 23h59 desta quinta-feira, 27, por meio da página do Prouni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A divulgação dos pré-selecionados pela lista de espera será realizada na terça-feira, 1º de abril.
Os candidatos pré-selecionados deverão comparecer à instituição de ensino escolhida entre 1º e 11 de abril para confirmar as informações fornecidas na inscrição.
É importante que os candidatos verifiquem se há exigências adicionais por parte das instituições de ensino.
Todo o processo é gratuito, e as informações oficiais estão disponíveis nos canais de comunicação do MEC.
Prouni 2025
A edição de 2025 do Prouni registrou 1,5 milhão de inscrições, com a participação de 768.296 candidatos, cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa. Nesta edição, foram disponibilizadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o Brasil. Destas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais.
Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas.
O programa é realizado duas vezes por ano e tem como público-alvo pessoas sem diploma de nível superior. Em 2025, o Prouni celebra seus 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.
Com informações da Assessoria do MEC
Por: M3 Comunicação