
Andrecsandro Lemos de Miranda, presidente do conselho executivo do Sicoob Amazônia. Foto: M3 Comunicação
Última modificação em 3 de abril de 2025 às 10:29
O episódio #09 do podcast Papo M3 Realidades vai ao ar nesta quinta-feira (3) e traz como convidado o presidente do conselho executivo do Sicoob Amazônia, Andrecsandro Lemos de Miranda.
O presidente é o primeiro entrevistado de uma série de bate-papos durante o mês de abril, que vai abordar temas relacionados à economia.
Atuação do Sicoob na Amazônia
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) tem desempenhado um papel fundamental no crescimento econômico e social da Amazônia.
Com uma abordagem voltada para o cooperativismo financeiro, o Sicoob oferece serviços bancários acessíveis, promovendo inclusão financeira.
“O Sicoob é uma instituição financeira, não bancária, porque ela é uma cooperativa de crédito. Ela é uma bandeira que está no Brasil inteiro, então todas as unidades da Federação têm a bandeira Sicoob e são cooperativas independentes por CNPJ”, explica Andrecsandro.
Ao atuar na Amazônia, o Sicoob fortalece a economia local por meio de crédito facilitado, investimentos em projetos sustentáveis e apoio a iniciativas comunitárias.
Implantação do Sicoob em Roraima
A expansão do Sicoob Amazônia para Roraima foi impulsionada pela demanda de cooperados da região de Buritis, Rondônia, que se estabeleceram no estado. O interesse inicial surgiu há 6 anos, na cidade de Rorainópolis.
Foi quando o Sicoob Amazônia decidiu expandir sua atuação para Roraima, com pontos de atendimento em Boa Vista e Caroebe. Essa expansão representa um marco importante, consolidando a presença da cooperativa na região Norte e oferecendo alternativas financeiras para a população local.
“Hoje estamos com 30 pontos de atendimento, incluindo pontos de atendimentos aqui em Roraima.”
Diferencial
Andrecsandro explica que o grande diferencial do Sicoob em relação aos bancos tradicionais está no seu modelo cooperativista.
“A cooperativa tem todos os produtos e serviços de um banco. Então ela tem cartão, tem seguro, tem consórcio, tem conta corrente de movimentação, faz aplicação financeira. A diferença é que um banco não devolve a sobra ao cliente, e a cooperativa tem a sobra que se chama o lucro e esse lucro é devolvido ao cooperado através das suas assembleias”, explica.
Ele ressalta que diferente das instituições financeiras convencionais, o Sicoob pertence aos seus próprios cooperados, ou seja, os clientes também são donos do negócio e participam das decisões e dos resultados.
“O Sicoob não trata as pessoas como clientes, no Sicoob são cooperados. Então cada um que tem sua conta no Sicoob é um associado e ele tem sua participação na sociedade. Independente dele ter R$100 ou ter R$100.000 em capital social, ele tem os mesmos direitos que o outro tem” explicou.
A distribuição de lucros no Sicoob Amazônia é baseada na participação e movimentação financeira do cooperado. O capital social investido é remunerado com base na taxa Selic, enquanto a movimentação financeira gera participação na distribuição das sobras (lucros) da cooperativa.
Assim, quanto mais o cooperado utiliza os serviços do Sicoob Amazônia, maior será sua participação nos resultados financeiros da cooperativa.
Futuro econômico de Roraima
O Sicoob tem um papel estratégico no fortalecimento da economia de Roraima, impulsionando o empreendedorismo e a inclusão financeira.
“Nós queremos ser o protagonista do negócio rural aqui no estado. Estamos trabalhando muito em parcerias com alguns escritórios que fazem projetos justamente para gente atender o pequeno produtor através do Pronaf e o grande produtor através de outras linhas de crédito aí na área rural.”
O presidente explica que ao investir recursos na própria região, o Sicoob contribui para o desenvolvimento social e econômico de Roraima. “o Sicoob contribui muito na comunidade local, porque nós estamos presentes” , destaca.
No podcast M3 Realidades, o presidente do conselho executivo do Sicoob Amazônia, Andrecsandro Lemos de Miranda, aborda a história e desenvolvimento do Sicoob na Amazônia e em Roraima.
Acesse nosso canal no YouTube e nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.
Por: M3 Realidades