Presidente cumpriu agenda com foco em acordos comerciais. Foto: Divulgação / Secom RR
Última modificação em 10 de fevereiro de 2026 às 09:07
O presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, esteve em Boa Vista nesta segunda-feira (9), onde se reuniu com o governador Antonio Denarium para discutir temas estratégicos ligados à fronteira entre o Brasil e a Guiana, com foco no fortalecimento do comércio, da logística e da infraestrutura regional.
O encontro ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos e incluiu a discussão sobre a continuidade do asfaltamento da rodovia que liga a Guiana a Roraima. A estrada é considerada estratégica para a integração regional e para a ampliação da circulação de mercadorias entre os dois países.
Durante a reunião, o Governo de Roraima apresentou dados econômicos e defendeu o fortalecimento da relação bilateral como parte da estratégia de desenvolvimento do Estado. “Estamos trabalhando para ampliar os relacionamentos comerciais, logísticos e culturais entre Roraima e a Guiana”, afirmou o governador Antonio Denarium.
O presidente guianense destacou que o país vive um período de crescimento econômico e busca ampliar as conexões comerciais e logísticas com Roraima e com o Brasil. Ele também ressaltou a necessidade de reduzir entraves burocráticos para facilitar a integração na região de fronteira.
“Estamos trabalhando para eliminar burocracias, superar gargalos e criar uma relação integrada e eficiente, que amplie o comércio e fortaleça ainda mais a parceria entre a Guiana, o Estado de Roraima e o Brasil”, declarou Mohamed Irfaan Ali.
O presidente da Guiana foi um dos convidados do evento “Investe Roraima 2030”, que reuniu empresários, políticos e investidores de diversas regiões do país. O encontro teve como pauta o potencial econômico do Estado e as possibilidades de investimento, especialmente no agronegócio, setor em expansão em Roraima.
Além do presidente guianense, o ex-ministro da Agricultura, Antonio Cabreira, também participou do evento como palestrante. Ele destacou que a parceria com a Guiana e a construção de uma estrada ligando Georgetown a Roraima podem representar uma virada de chave para o desenvolvimento econômico do Estado.
Segundo Cabreira, a rodovia poderá ser utilizada como rota de escoamento da produção agrícola brasileira com destino à América Central. Com a nova ligação, o tempo de transporte, que atualmente é de cerca de 12 dias e meio, poderá ser reduzido para menos de cinco dias.
“A previsão de entrega da estrada é no ano de 2029 e creio que esse será o ano da virada de chave para o estado de Roraima, que poderá se tornar o mais rico do Brasil”, afirmou o ex-ministro.
Fonte: Secom -RR
Por: M3 Comunicação Integrada