
Desembargadora Tânia Vasconcelos durante entrevista no podcast Papo M3 Realidades. Foto: M3 Comunicação Integrada
Última modificação em 31 de março de 2025 às 14:31
Com uma história de dedicação e trabalho, a entrevistada do episódio #8 do podcast Papo M3 Realidades, Desembargadora Tânia Vasconcelos, também acumula uma série de conquistas para as mulheres roraimenses.
Após sair de Roraima para estudar Direito pela Universidade Federal do Amazonas, Tânia retornou ao Estado e fez o concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Com isso, foi a primeira mulher a ingressar no TRE-RR. A partir daí, ela conta no podcast M3 Realidades, que sua vida foi uma sucessão de “primeiros”.
“Então eu fui a primeira juíza, a primeira desembargadora, a primeira presidente, a primeira corregedora, então até assim uma coleção de primeiros”.
A “primeira” em muitos cargos
Atualmente, Tânia é diretora da Escola Judicial de Roraima (Ejurr), mas seu currículo profissional é longo e repleto de realizações: Ela foi promotora de Justiça do Estado do Amazonas no período de 1988 a 1991. Entrou para a magistratura em 1991 e tornou-se juíza titular da Comarca de Caracaraí/RR, onde trabalhou até 1993.
A desembargadora também presidiu a Justiça Eleitoral roraimense no período de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2013. Em dezembro de 2012, foi escolhida por seus pares para presidir o TJRR no biênio 2013/2015.
Em dezembro de 2014 foi eleita para o cargo de corregedora-geral de justiça, missão que encerrou em 2017, quando assumiu mais uma vez a presidência do TRE-RR.
Além da profissão
A trajetória profissional de Tânia Vasconcelos abriu portas para que mais mulheres pudessem conquistar espaços que antes não conseguiam.
No podcast Papo M3 Realidades, a desembargadora conta toda a trajetória pessoal que a levou até cada uma dessas conquistas em uma conversa profunda e irreverente.
Acesse nosso canal no YouTube para ver a entrevista completa e nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.
Por: M3 Realidades