A aeronave foi abordada após informações indicarem transporte irregular de minério. Foto: Divulgação PF
Última modificação em 3 de dezembro de 2025 às 11:03
A Polícia Federal apreendeu 51,49 kg de ouro, além de uma arma e munições, dentro de um avião de pequeno porte no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, na manhã desta terça-feira (2). A aeronave havia decolado de Itaituba (PA), uma das principais rotas de escoamento de ouro da região amazônica. O piloto foi preso.
De acordo com a PF, o metal estava dividido em 54 barras, avaliadas em R$ 36,8 milhões segundo a cotação atual do Banco Central. Outras três pessoas estavam a bordo no momento da abordagem.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave foi flagrada realizando transporte clandestino de passageiros e cargas, o que resultou não só na prisão do piloto, mas também na suspensão de suas habilitações e na apreensão da aeronave.
A operação reforça o cerco ao garimpo ilegal na região. Nos últimos quatro meses, essa foi a quinta apreensão de ouro em Roraima. As anteriores registraram:
- 103 kg em 4 de agosto
- 11,6 kg em 10 de outubro
- 37,4 kg em 20 de outubro
- 10,2 kg em 22 de outubro
A ação desta terça-feira foi realizada de forma conjunta pela Polícia Federal, Anac e pela Casa de Governo, órgão federal voltado ao combate ao garimpo ilegal no estado.
Fonte: PF
Por: M3 Comunicação Integrada