
Mestre pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), Josué Santos viaja na próxima semana para os EUA. Foto: Reprodução
Última modificação em 23 de setembro de 2025 às 15:12
O pesquisador Josué Santos, egresso do Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Estadual de Roraima (UERR), embarcará na próxima semana para os Estados Unidos. Ele seguirá para a Universidade de Stanford, na Califórnia, onde dará continuidade a seus estudos voltados à temática de migração e refúgio.
A viagem faz parte de seu doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), na modalidade conhecida como “doutorado sanduíche”. Esse modelo permite que parte da formação acadêmica seja realizada na instituição brasileira e outra parte em uma universidade no exterior.
“Minha pesquisa busca compreender a migração de povos latino-americanos para os Estados Unidos e mantém conexão direta com o trabalho que desenvolvi no Brasil, voltado a entender a experiência de migrantes e refugiados venezuelanos vivendo em grandes abrigos humanitários na região amazônica”, explica Josué, que também possui especialização em Filosofia da Religião pela UERR.
Sua dissertação de mestrado, intitulada “Entre Idas e Vindas: Os Processos de Aprendizagem de Crianças Indígenas Venezuelanas Warao Refugiadas e Migrantes em Roraima, na Amazônia”, será transformada em livro, com publicação prevista ainda este ano pela UERR Edições.
Outro desdobramento importante de sua pesquisa foi a criação da página “Povos Indígenas de Roraima”, que reúne informações sobre a organização social e aspectos linguísticos de diferentes etnias indígenas do estado.
Em 2022, o trabalho desenvolvido por Josué na pós-graduação da UERR o levou a participar de um evento internacional de destaque: o XI Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (EMEP), promovido pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP). Na ocasião, ele apresentou o artigo “Da cabana de palha aos muros de concreto: um estudo comparativo do ensino de português em dois contextos indígenas amazônicos”.
Para custear os primeiros 30 dias nos Estados Unidos, Josué organizou uma campanha de arrecadação online. Após esse período inicial, ele contará com uma bolsa de estudos que cobrirá despesas como moradia, alimentação e outros gastos.