
O estudo também destacou as principais formas de acolhimento desses animais, 37% dos tutores conheceram seus pets por meio de amigos ou familiares. Foto: Reprodução
Última modificação em 11 de agosto de 2025 às 09:42
Uma pesquisa realizada pela GoldeN em parceria com o Opinion Box revelou o quanto a adoção de animais está presente na vida dos brasileiros: 80% dos pets nos lares do país são adotados. O estudo também destacou as principais formas de acolhimento desses animais, 37% dos tutores conheceram seus pets por meio de amigos ou familiares, 29% fizeram resgates diretamente das ruas e 21% recorreram a ONGs ou abrigos.
Essa conexão com os animais é, em muitos casos, construída desde a infância: 36% dos entrevistados afirmaram ter crescido em lares onde já existiam pets adotados. E o amor só cresce, 90% dos participantes disseram que adotariam outro animal no futuro.
Apesar dos laços afetivos e da intenção de continuar adotando, o processo pode apresentar desafios. A adaptação ao novo lar é o principal deles, apontado por 26% dos tutores, seguida por gastos inesperados, mencionados por 22%. Esses obstáculos mostram a importância de se preparar emocional e financeiramente para acolher um novo companheiro.
Pensando nisso, 57% dos entrevistados indicaram que incentivos financeiros e suporte com consultas veterinárias poderiam facilitar ainda mais a decisão pela adoção. Por outro lado, 41% afirmaram não ter enfrentado dificuldades após levar um pet para casa, o que reforça que, com planejamento e carinho, a transição pode ser tranquila.
Mais do que cativantes, os animais de estimação têm o poder de criar vínculos profundos e duradouros com seus tutores. Esse amor mútuo explica por que o Brasil continua sendo um dos países mais apaixonados por pets, e, cada vez mais, pela adoção responsável.
Fonte: CNN Brasil
Por: M3 Comunicação