
Levantamento AtlasIntel/Bloomberg aponta país dividido sobre a principal motivação para imposição de taxas americanas. Foto: Reuters / Carlos Barria
Última modificação em 15 de julho de 2025 às 09:14
A AtlasIntel/Bloomberg divulgou nesta terça-feira, 15, resultados de uma pesquisa sobre a opinião dos brasileiros em relação a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% os produtos brasileiros. Para 62,2% dos brasileiros a ação foi injustificada, já para 36% dos questionados, a medida que deve entrar em vigor em agosto, foi justificada.
Na carta enviada ao presidente Lula, Trump apontou diversas justificativas para a tarifa adicional ao Brasil. Já o levantamento ouviu 2.841 eleitores de 11 a 13 de julho e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
A pesquisa ouviu brasileiros se dividiram da seguinte forma quando questionados sobre “a principal motivação”:
- 40,9% escolheram “retaliação contra a participação do Brasil nos Brics”;
- 36,9% apontaram “atuação da família Bolsonaro junto a Donald Trump”;
- 16,8% indicaram “retaliação contra decisões do STF sobre redes sociais americanas”
- 3,5% enxergaram “desejo genuíno de tornar o comércio com o Brasil mais favorável aos EUA
Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira, 15, indica que 62,2% dos brasileiros consideraram “injustificada” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), de taxar em 50% os produtos brasileiros. Outros 36,*% classificaram a medida, anunciada para entrar em vigor em 1º de agosto, como justificada.
Trump deu diversas justificativas para a tarifa adicional ao Brasil. E, segundo o levantamento, que ouviu 2.841 eleitores de 11 a 13 de julho e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, os brasileiros se dividiram assim quando questionados sobre “a principal motivação”:
40,9% escolheram “retaliação contra a participação do Brasil nos Brics”;
36,9% apontaram “atuação da família Bolsonaro junto a Donald Trump”;
16,8% indicaram “retaliação contra decisões do STF sobre redes sociais americanas”
3,5% enxergaram “desejo genuíno de tornar o comércio com o Brasil mais favorável aos EUA
Ameaça à soberania brasileira
A pesquisa também aponta que para 50,3%, as justificativas usadas por Trump para justificar as tarifas “configuram ameaça à soberania brasileira”; 47,8% acham o contrário, segundo a pesquisa.
Sobre a resposta do governo Lula, que ainda não reagiu oficialmente e se limitou a declarações públicas do petista prometendo retaliar, 44,8% disseram considerar “adequada”; 27,5% acharam “agressiva” e 25,2% a classificaram como “fraca”.
Para 47,9% dos consultados, o governo Lula é capaz de chegar a um acordo para reduzir as tarifas, contra 38,8%, que não enxergam essa capacidade.
Impacto na economia brasileira
Para 48,6%, o impacto da tarifa vai ser alto, enquanto 30,8% acham que vai ser baixo; 14,9% acham que o impacto será muito alto, e apenas 2,4% consideram que não terá nenhum impacto.
Outro dado: para 70%, a inflação deve aumentar com a tarifa, e 72% acham que o crescimento econômico vai diminuir como consequência.
Em abril, após Trump iniciar seu tarifaço mundial, 41,7% dos brasileiros consideravam que o país deveria retaliar. Segundo a pesquisa divulgada nesta terça, essa proporção subiu para 51,2%.
Fonte: O Antagonista
Por: M3 Comunicação