
Eleições para a presidência ocorrem em 2026. Foto: Reprodução / Internet
Última modificação em 5 de junho de 2025 às 11:33
A nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5), mostra que 66% dos brasileiros são contra a candidatura do presidente Lula (PT) à reeleição em 2026, enquanto 65% dizem que Bolsonaro (PL) também deveria abrir mão de concorrer e apoiar outro candidato.
Ainda de acordo com os dados do levantamento, 32% apoiam a candidatura de Lula à reeleição, e 26% dizem que Bolsonaro deveria manter eventual candidatura. O ex-presidente está inelegível pela Justiça Eleitoral até 2030 e não pode se candidatar na próxima disputa presidencial.
A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 2 pontos para ou menos. O nível de confiança é de 95%.
Números de rejeição a Lula aumentam consecutivamente
O aumento de quem acredita que Lula não deve concorrer foi de 13 pontos percentuais em menos de um ano. Em julho de 2024, 53% acreditavam que Lula não deveria concorrer à reeleição. Em outubro, eram 58%, dois meses após esse levantamento, em dezembro de 2024 o número teve uma leve queda e foi de 52%.
No entanto, em março deste ano, a rejeição a Lula subiu exponencialmente e chegou a 62%, seguindo essa linha, os dados de maio de 2025 apontam que 66% acreditam que Lula não deve concorrer à reeleição. Enquanto isso, 32% acredita que o atual presidente deve concorrer. O número vem em queda desde o ano passado.
A Quaest ainda apontou que 45% dos entrevistados têm mais medo de Bolsonaro voltar à Presidência, e 40% têm mais medo de Lula continuar. Já 7% dos entrevistados têm medo de ambos.
Michelle Bolsonaro e Tarcísio são opções
Michelle Bolsonaro é a preferida dos bolsonaristas para obter o apoio de Bolsonaro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o segundo preferido dos eleitores do ex-presidente.
Veja lista:
Michelle Bolsonaro (PL): 44%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 17%
Eduardo Bolsonaro (PL): 10%
Pablo Marçal (PRTB): 6%
Ratinho Jr. (PSD): 5%
Eduardo Leite (PSD): 5%
Não sabe/Não respondeu: 5%
Ronaldo Caiado (União): 4%
Outros: 2%
Romeu Zema (Novo): 1%
Nenhum desses: 1%
Fonte: Uol / O Globo
Por: M3 Comunicação