Pré-candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Andressa AnholeteAgência Senado
Última modificação em 23 de janeiro de 2026 às 10:38
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira (21) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem na Região Norte em cenários eleitorais para a Presidência, desde que não enfrente integrantes da família do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível e cumprindo pena por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.
O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 20 de janeiro, por meio de recrutamento digital aleatório, com 5.418 entrevistados em todo o país. A margem de erro é de um ponto percentual, com nível de confiança de 95%. Do total da amostra, 9,8% são eleitores da Região Norte.
No recorte nacional, Lula lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno testados. Já no Norte, o desempenho do presidente varia conforme os adversários: ele vence três dos cinco cenários de primeiro turno, mas é derrotado nos dois em que aparecem Flávio Bolsonaro (PL) e Michelle Bolsonaro (PL).
Cenário repetindo 2022
A AtlasIntel também simulou o mesmo embate das eleições de 2022, entre Lula e Jair Bolsonaro. No resultado nacional, o petista venceria por 46,4% a 43,4%. Na Região Norte, porém, Bolsonaro aparece com ampla vantagem: 55,1% contra 31,2% de Lula. Nesse cenário, o atual presidente venceria apenas no Sudeste e no Nordeste.

Testes de primeiro turno com Flávio Bolsonaro
Em um dos cenários de primeiro turno com Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Lula, o presidente venceria no Norte por margem estreita: 34% contra 32,7%, enquanto Tarcísio teria 9,9%.
Em outro teste, substituindo Tarcísio por Ronaldo Caiado (União Brasil), Flávio Bolsonaro assume a liderança entre os eleitores do Norte, com 45%, contra 34% de Lula e 10,7% de Caiado. Nos dois cenários, Lula venceria nas demais regiões do país.
Cenários sem a família Bolsonaro
Nos cenários sem integrantes da família Bolsonaro, Lula aparece à frente no Norte e vence também no cômputo geral. Em disputa com Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado, o presidente teria 33,9%, contra 28,8% de Tarcísio e 14,6% de Caiado, vencendo nas cinco regiões.
No quinto cenário, que exclui Bolsonaro e Tarcísio, Lula lidera no Norte com 34%, seguido por Caiado (30,2%) e Romeu Zema (Novo), com 5,1%. Nesse modelo, o petista venceria com folga em todas as regiões, com maior vantagem no Sudeste e no Nordeste.
Desempenho de Michelle Bolsonaro
Embora perca no resultado nacional, Michelle Bolsonaro apresenta desempenho competitivo na Região Norte. Em um dos cenários testados, ela lidera com 35%, contra 33% de Lula. Caiado aparece com 21,1%. Mesmo assim, Lula venceria nas outras quatro regiões.
Cenários sem Lula: teste com Haddad
A pesquisa também simulou cenários sem Lula, utilizando o nome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). No resultado nacional, Haddad venceria Flávio Bolsonaro por 41,5% a 35,4%, mas perderia no Norte, onde Flávio alcança 46%, contra 31,9% do petista.
Em disputa com Tarcísio, Haddad aparece em empate técnico no Norte: 31,3% contra 30%. Nesse cenário, o candidato do PT venceria nas cinco regiões do país.
No levantamento de segundo turno, Lula venceria todos os oito nomes testados, incluindo Jair Bolsonaro.
Fonte: AtlasIntel/ Cenarium
Por: M3 Comunicação Integrada