
. Além de Roraima, apenas outros três estados apresentaram variação positiva no período. Foto: Reprodução
Última modificação em 17 de julho de 2025 às 09:47
Enquanto a maioria dos estados brasileiros registrou retração nas vendas do varejo, Roraima seguiu na contramão e apresentou crescimento de 3,7% em junho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados fazem parte da 30ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), divulgada nesta quarta-feira (17).
Este é o sexto mês consecutivo de alta no estado, reforçando uma tendência positiva em contraste com o cenário nacional. Além de Roraima, apenas outros três estados apresentaram variação positiva no período: Amapá (4,5%), Tocantins (3,8%) e Pernambuco (0,4%).
No restante do país, o levantamento apontou queda nas vendas, com destaque negativo para o Rio Grande do Sul, que teve um recuo expressivo de 14%. Também apresentaram forte retração os estados do Amazonas (-7%) e Mato Grosso do Sul (-6,5%).
Desempenho setorial mostra recuos em junho
Apesar do resultado positivo no comparativo anual em alguns estados, o desempenho por segmento revela um cenário de retração generalizada em relação ao mês anterior. Segundo o IVS, todos os oito segmentos avaliados tiveram queda nas vendas em junho. As maiores baixas foram registradas nos setores de Móveis e Eletrodomésticos (-6,4%) e Material de Construção (-6,3%).
No recorte anual, apenas o setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria teve variação positiva, com leve alta de 1,5%. Os demais segmentos acumulam perdas, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos (-8,7%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-6%).
Sobre o estudo
O Índice do Varejo Stone é elaborado mensalmente pela empresa de tecnologia financeira Stone, e monitora o comportamento do setor varejista com base em transações feitas via cartões, Pix e vouchers em estabelecimentos de diferentes portes em todo o país.
Fonte: Índice do Varejo Stone
Por: M3 Comunicação