Pesquisa aponta um cenário cada vez mais acirrado em um possível segundo turno das eleições. Foto: Reprodução / Internet
Última modificação em 29 de janeiro de 2026 às 08:51
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente em todos os cenários de primeiro turno para a eleição presidencial, mas enfrenta disputas apertadas contra possíveis adversários no segundo turno. É o que mostra levantamento divulgado nesta quinta-feira (29) pela Paraná Pesquisas.
No cenário em que enfrenta o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no primeiro turno, Lula soma 39,8% das intenções de voto, enquanto o parlamentar registra 33,1%.
Já em uma simulação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente marca 40,7%, contra 27,5% do adversário.
Empate técnico no segundo turno
Na projeção de segundo turno contra Flávio Bolsonaro, Lula aparece com 44,8% das intenções de voto, enquanto o senador alcança 42,2%. Pela margem de erro do levantamento, o cenário é considerado empate técnico.
Situação semelhante ocorre diante de Tarcísio de Freitas, que soma 42,5%, contra 43,9% do presidente, também configurando empate técnico.
Segundo a pesquisa, o único nome testado que seria derrotado com folga por Lula em eventual segundo turno é o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).
Cenários de primeiro turno testados
Cenário com Flávio Bolsonaro:
- Lula (PT): 39,8%
- Flávio Bolsonaro (PL): 33,1%
- Ratinho Junior (PSD): 6,5%
- Ronaldo Caiado (PSD): 3,7%
- Romeu Zema (Novo): 2,8%
- Renan Santos (Missão): 1,5%
- Aldo Rebelo (DC): 1,1%
- Não sabe / Não opinou: 4,7%
- Branco / Nulo / Nenhum: 6,8%
Cenário com Tarcísio de Freitas:
- Lula (PT): 40,7%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 27,5%
- Ronaldo Caiado (PSD): 6,6%
- Romeu Zema (Novo): 4,4%
- Renan Santos (Missão): 2%
- Aldo Rebelo (DC): 1,4%
- Não sabe / Não opinou: 6,6%
- Branco / Nulo / Nenhum: 10,8%
Fonte: InfoMoney
Por: M3 Comunicação Integrada