O intuito é estimular o autocuidado e o acesso aos exames preventivos. Foto: Semuc / PMBV
Última modificação em 6 de outubro de 2025 às 10:00
Durante o Outubro Rosa, a Prefeitura de Boa Vista intensifica as ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Além dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher — as Carretas da Mulher — reforçam o serviço com consultas e exames preventivos. O agendamento deve ser feito diretamente nas UBSs.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e oferece uma série de atendimentos, como:
- Consultas ginecológicas
- Exames de ultrassonografia e mamografia
- Emissão de laudos de mamografia
- Triagem e acompanhamento de enfermagem
As equipes são compostas por médicos especialistas, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos, garantindo atendimento qualificado e humanizado, conforme destacou a superintendente de Atenção Especializada do município, Francinete Rodrigues.
“Nosso objetivo é incentivar o autocuidado e o acesso aos exames preventivos, além de divulgar informações confiáveis sobre prevenção, fatores de risco e sinais de alerta. Também buscamos apoiar as mulheres em tratamento, combater o estigma e fortalecer a rede de apoio”, afirmou.
Funcionamento das Carretas da Mulher
A primeira unidade estará fixa no Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama Silvana Helena Souza Gomes (CPCOM), localizado na avenida Olímpica, bairro Jardim Tropical, nos dias 6, 7, 10, 13, 14, 17, 20, 21, 24 e 31 de outubro.
A segunda carreta vai percorrer diversos bairros da cidade, ampliando o acesso aos serviços. Confira o cronograma:
- 8 e 9/10 – UBS Jan Roman Wilt (Pérola)
- 15 e 16/10 – UBS Sayonara Maria Dantas (Senador Hélio Campos)
- 22 e 23/10 – UBS Vila Jardim
- 29 e 30/10 – UBS Sílvio Botelho (Bairro dos Estados)
Atendimento para servidoras municipais
Como parte da campanha, a programação também contempla as servidoras municipais, que muitas vezes enfrentam jornadas duplas de trabalho e têm menos tempo para o autocuidado. Para elas, os atendimentos serão realizados no CPCOM, nos dias 10, 17, 24 e 31 de outubro.