
Militares vindos de todas as partes do país chegam a Roraima para o exercício. Fonte: EB
Última modificação em 23 de setembro de 2025 às 08:18
Eles cruzaram o Brasil, do Sul ao Norte e agora estão quase chegando a Roraima. Cerca de 10 mil militares participam da Operação Atlas 2025, maior exercício militar do Brasil, realizado em Roraima. O treinamento, que vai até 9 de outubro, tem como objetivo reforçar a atuação das Forças Armadas na Amazônia, considerada uma região estratégica para o país.
Os pelotões saíram essa semana do extremo sul do país. Militares vindos do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, situado em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, se preparam para participar da “Operação Atlas”, o exercício é coordenado pelo Ministério da Defesa, previsto para ocorrer entre os dias 2 e 11 de outubro em Roraima.
Exercício começou em junho
A operação começou em junho, com a fase de deslocamento de tropas para o extremo Norte do país. A segunda etapa começou em agosto, com uma simulação em Manaus (AM). A expectativa é que Boa Vista faça parte da etapa final da simulação.
Os militares envolvidos também participarão de um estágio de operação e manutenção da viatura blindada multitarefa leve sobre rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) em Boa Vista (RR).
Um dos destaques da operação é o uso do Sistema Astros, artilharia de mísseis e foguetes com alta tecnologia agregada. O treinamento envolve ações em terra, rios, mar e espaço aéreo, com o uso de meios terrestres, aéreos e fluviais.
Integração entre as forças armadas
De acordo com o Ministério da Defesa, que coordena o exercício militar conjunto, o objetivo é melhorar a integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica, garantindo que atuem de forma coordenada e eficiente.
No dia 3 de outubro, a Base Aérea de Boa Vista, localizada no bairro Aeroporto, recebe a concentração de tropas e equipamentos para testar a logística e a integração entre as Forças. As ações seguem até o dia 9 de outubro.
Fonte: Ascom EB
Por: M3 Comunicação Integrada