
Jama Wapichana é uma escritora indígena e vai participar da oficina. Foto: Divulgação/ IFRR
Última modificação em 27 de maio de 2025 às 09:45
O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com inscrições abertas para a oficina de roteiros voltada à criação de curtas baseados em contos regionais. A atividade acontecerá nesta quarta-feira (28), das 8h às 12h, no Complexo de Artes do CBV, situado na Av. Glaycon de Paiva, nº 2496, Bairro Pricumã.
A realização é fruto de uma parceria entre a Coordenação Estadual do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Boa Vista do IFRR. O público-alvo são estudantes, servidores da instituição e a comunidade em geral.
As inscrições podem ser feitas por meio deste link.
A condução da oficina ficará por conta de Jama Peres Pereira, artista indígena da etnia wapichana, que atua como roteirista, diretora, produtora executiva e pesquisadora interdisciplinar. Ela também faz parte da formação de agentes territoriais de cultura pelo PNCC.
O objetivo da oficina é incentivar os participantes a criarem roteiros para curtas-metragens a partir de contos regionais, fortalecendo e valorizando as tradições culturais e as narrativas locais.
A atividade será organizada em quatro etapas:
- Apresentação e introdução: contextualização da proposta e da relevância dos contos regionais;
- Teoria e exemplos: explanação sobre técnicas de roteirização e adaptação de histórias para a linguagem audiovisual;
- Atividade prática: desenvolvimento, em grupos, de roteiros baseados em contos regionais;
- Conclusão e feedback: socialização dos roteiros criados e encerramento da oficina.
O PNCC, instituído pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Portaria Ministerial nº 64/2023, tem como missão ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a participação popular no Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Os agentes territoriais de cultura são responsáveis por representar a diversidade de suas comunidades, atuando como elo fundamental para garantir que as ações culturais alcancem de forma efetiva os diferentes territórios.
Adnan Assad Youssef Filho, coordenador estadual do Programa de Agentes Territoriais de Cultura, servidor do IFRR e responsável pelo Núcleo de Parcerias da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), explicou como se dá essa articulação institucional.
“O programa atua na articulação territorial entre o governo federal e sua rede de parceiros, buscando dar capilaridade às políticas públicas e aos programas culturais, ao mesmo tempo em que fortalece a participação social. Nesse contexto, a parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), entre outras instituições, é uma das estratégias do PNCC. No âmbito do IFRR, o programa é conduzido pela Proex”, disse Youssef.
Fonte: Assessoria IFRR
Por: M3 Comunicação