
A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos até setembro. Foto: Reprodução
Última modificação em 22 de julho de 2025 às 09:26
A construção do Linhão de Tucuruí, que vai encerrar o isolamento elétrico de Roraima, atingiu 97% de conclusão. Segundo informações após visita técnica realizada nesta segunda-feira (21), 1.385 das 1.390 torres já foram montadas, restando apenas 50 quilômetros dos 715 previstos para a finalização do circuito.
A expectativa é de que o consórcio responsável pela obra, a Transnorte Energia (TNE), conclua os trabalhos até setembro. A obra é considerada um marco para o desenvolvimento da região, além de representar um avanço em termos de soberania energética e respeito com a população local. A interligação ao Sistema Interligado Nacional (SIN) permitirá que Roraima receba energia elétrica mais barata, limpa e contínua.
Inauguração deve ocorrer em dezembro com presença do presidente
Apesar da previsão de conclusão física para setembro, a entrega oficial do Linhão está prevista para dezembro, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A inauguração deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com o funcionamento pleno da linha, o Brasil se tornará o primeiro país de dimensões continentais totalmente interligado por energia elétrica. A operação do Linhão também permitirá o desligamento das usinas termelétricas em Roraima, reduzindo os custos de geração — um alívio que será sentido por todos os consumidores brasileiros, já que o custo da energia termelétrica é rateado nacionalmente.