
Igo Gomes Brasil, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Roraima. Foto: M3 Comunicação Integrada
Última modificação em 11 de setembro de 2025 às 15:17
O episódio #32 do podcast Papo M3 Realidades vai ao ar nesta quinta-feira (11) e tem como convidado o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Roraima, Igo Gomes Brasil.
Durante o bate-papo, Igo fala sobre os principais projetos em andamento no estado, os desafios enfrentados na execução das obras federais e as perspectivas para a infraestrutura viária nos próximos anos.
Início da trajetória profissional
Durante o episódio, Igo Brasil também compartilha detalhes de sua trajetória profissional, marcada pelo envolvimento com obras públicas desde os primeiros anos de carreira.
“Meu primeiro emprego foi também nessa área da construção civil. Eu trabalhava na Secretaria de Educação, em um projeto chamado Fundo Escola. Naquela época, tinha um recurso do Governo Federal para fazer reformas e ampliações de escolas de nível fundamental. E lá eu trabalhei auxiliando os engenheiros daquela época a fazer as fiscalizações nessas obras”, relembra.
A vivência prática despertou o interesse pela área técnica, mas, com o tempo, novos caminhos se abriram. “Depois eu fui seguindo, fazendo concurso. Aí, dali, do nada virou a chave para o Direito”, conta ele, ao mencionar a guinada que o levou a conciliar o conhecimento técnico com a formação jurídica, algo que, segundo ele, contribui diretamente para a atuação estratégica na gestão pública.
À frente do DNIT, Igo Brasil destaca desafios de garantir estradas seguras
Atualmente à frente da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Roraima, Igo Brasil destaca que chegou ao cargo com profundo conhecimento de campo, fruto de anos de experiência direta nas rodovias da região.
“Para assumir a minha superintendência aqui do DNIT, eu já tinha percorrido todas as estradas federais, algumas municipais e estaduais aqui da nossa região. Então, cheguei sabendo qual era a realidade e o que precisava ser feito, já com uma maturidade maior em relação à questão do trânsito”, afirma.
Com um olhar atento à segurança viária, ele ressalta que a responsabilidade vai além de manter as estradas trafegáveis: envolve um compromisso com a vida das pessoas.
“Eu sempre falo que garantir a trafegabilidade é também ter responsabilidade e consciência sobre os acidentes de trânsito. É preciso entender como o trânsito funciona. Tudo isso são sementes que a gente plantou ao longo do tempo, tanto na área de gestão quanto na área de trânsito”, explica.
Segundo ele, o trabalho do DNIT vai muito além da manutenção física das vias. Envolve planejamento, sinalização adequada e ações voltadas para garantir uma trafegabilidade confortável e segura nas rodovias federais que cortam o estado de Roraima, um desafio constante diante das particularidades da região.
A entrevista completa vai ao ar nesta quinta-feira, 11 de setembro, a partir das 17h, no canal oficial do podcast Papo M3 Realidades.
Acesse nosso canal no YouTube e nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.
Por: M3 Comunicação Integrada