A exibição integra a programação cultural que celebra os 32 anos da Companhia Arteatro e os 18 anos do Usina Cultura, Foto: Divulgação
Última modificação em 11 de novembro de 2025 às 07:52
A Mostra Anderson Nascimento de Cinema será realizada nesta segunda-feira (10), às 19h30, no Espaço Usina Cultura, em Boa Vista, celebrando o legado de um dos artistas mais marcantes do teatro e do cinema roraimense. A entrada é gratuita.
Parte da programação da Ocupação Travessia, que comemora os 32 anos da Companhia Arteatro e os 18 anos do Usina Cultura, a mostra presta tributo ao ator e dublador Anderson Nascimento, falecido há quase um ano, reconhecido por sua versatilidade e contribuição para a cena artística do estado.
Durante a sessão, o público poderá assistir a cinco curtas-metragens estrelados ou dublados por Anderson, além do documentário “Nascimento: um artista chamado Anderson”, que celebra sua trajetória. As produções abrangem diversos gêneros — ficção, animação, comédia, documentário e ação — e revelam um artista capaz de transitar entre diferentes linguagens com sensibilidade e entrega.
Com curadoria do cineasta e escritor Aldenor Pimentel, a mostra é uma parceria entre os cineclubes Usina e Harmonia e Ritmo e integra a programação da exposição Travessia, que tem encantado o público com experiências sensoriais e instalações sobre memória, Amazônia e artes da cena.
“Assim que o nosso amigo Anderson partiu, pensamos em homenageá-lo e celebrar sua vida e talento. Ele contribuiu muito para o teatro e o cinema de Roraima. Agora, com a generosidade dos diretores que cederam os filmes, conseguimos concretizar esse sonho”, afirmou Pimentel.

A gerente executiva do Usina Cultura, Silmara Costa, destacou o caráter simbólico da homenagem:
“Anderson foi uma presença marcante na arte feita em Roraima. Essa mostra é uma forma de manter viva sua trajetória e o impacto que ele deixou em todos nós.”
Além da mostra, o público pode aproveitar para visitar a exposição Travessia, aberta até 16 de novembro, com visitas mediadas gratuitas para grupos escolares, culturais e sociais, mediante agendamento on-line.
A Ocupação Travessia é realizada com fomento do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos e propõe um diálogo entre arte, educação e meio ambiente, reunindo o público em experiências de escuta, criação e imaginação.
Programação da Mostra Anderson Nascimento
- Fronteira em Combustão (20 min) – Thiago Bríglia
- Não há vagas para nós (1 min) – Aldenor Pimentel e Márcio Sergino
- A Inacreditável História do Milho Gigante (5 min) – Aldenor Pimentel
- O Desprezo (13 min) – Adriana Duarte
- Fuga (10 min) – Aldenor Pimentel
- Nascimento: um artista chamado Anderson (26 min) – Paulo Trindade / Lab Mais Sesc RR
Fonte: Ascom Cia Arteatro
Por: M3 Comunicação Integrada