
Ministro Alexandre Silveira de Oliveira visitará Roraima nesta sexta-feira (21) (Foto: Governo Federal)
Última modificação em 20 de março de 2025 às 17:11
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, desembarca em Roraima nesta sexta-feira (21) para acompanhar o andamento das obras do Linhão de Tucuruí, no Monte Cristo, em Boa Vista. A linha de transmissão, com 721 km de extensão, enfrentou mais de uma década de impasses devido a questões envolvendo a reserva indígena Waimiri Atroari.
A infraestrutura, que começou a ser construída em 2022, busca integrar o estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), garantindo um fornecimento de energia mais estável e reduzindo a dependência de fontes não renováveis.No entanto, sua conclusão é vista como um avanço fundamental para o desenvolvimento energético de Roraima, o único estado brasileiro que ainda não está conectado ao SIN.
Durante a visita, Silveira também inspecionará as instalações da Usina Híbrida dos grupos Oncorpo e Moura, localizada em Pacaraima, no norte do estado.
Além disso, ele participará da assinatura de um Memorando de Entendimentos para a implementação da Usina Xavantes, que poderá fortalecer ainda mais a matriz energética local.
A expectativa é que a conclusão do Linhão de Tucuruí traga maior segurança energética para a população de Roraima, reduzindo os custos com termelétricas e garantindo um fornecimento mais confiável para o estado.
Por: Papo M3 Realidades