O primeiro lote, com 673 mil doses, já começou a ser distribuído aos estados. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Última modificação em 5 de dezembro de 2025 às 11:45
O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de dezembro, gestantes poderão receber pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês. O imunizante será aplicado em dose única a partir da 28ª semana de gestação.
O primeiro lote, com 673 mil doses, já começou a ser distribuído aos estados. A orientação da pasta é que, assim que o produto chegar às unidades básicas de saúde (UBS), as equipes atualizem o esquema vacinal das gestantes, incluindo os imunizantes contra covid-19 e gripe. A vacina contra o VSR pode ser administrada junto a outras vacinas. Na rede privada, o produto pode custar até R$ 1,5 mil.
Proteção para recém-nascidos
A bronquiolite, geralmente causada por infecções virais — sendo o VSR o agente mais comum — atinge principalmente crianças menores de 2 anos e provoca sintomas como dificuldade respiratória, febre e tosse.
A imunização de gestantes tem como objetivo proteger os recém-nascidos desde os primeiros dias de vida, reduzindo o risco de casos graves da doença. Estudos indicam eficácia de 81,8% na prevenção de infecções respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida dos bebês.