Os pais ou responsáveis e interessados devem procurar as escolas mais próximas de sua residência. Foto: Divulgação / Seed
Última modificação em 5 de janeiro de 2026 às 09:49
As novas matrículas na rede estadual de ensino de Roraima começam nesta terça-feira (6) e seguem até o dia 19 de janeiro. Ao todo, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), está disponibilizando mais de 18 mil vagas para o ano letivo de 2026, em escolas da capital e do interior do Estado.
Somente em Boa Vista, estão sendo ofertadas 13.640 novas vagas. Desse total, 5.025 vagas foram destinadas ao Sorteio Público de Vagas, realizado no dia 30 de dezembro, conforme o Edital nº 151/2025. As outras 8.615 vagas estão distribuídas entre o Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nos municípios do interior, estão disponíveis 4.600 vagas.
A secretária de Gestão da Educação Básica da Seed, Raimunda Rodrigues, destacou que a rede estadual possui capacidade para atender toda a demanda da população.
“São mais de 18 mil novas vagas nas escolas da capital e do interior, todas para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. Dessas, 3.600 são somente para unidades da capital, sendo que 5.025 vagas foram destinadas ao sorteio público nas escolas militarizadas de Boa Vista e em três escolas não militarizadas com grande procura: Lobo D’ Almada, Euclides da Cunha e Diva Lima”, explicou.
Distribuição das vagas
Para o 6º ano do Ensino Fundamental, estão sendo ofertadas 2.960 vagas, contemplando ensino em tempo parcial e integral.
Já para a 1ª série do Ensino Médio, são 2.960 vagas, distribuídas entre tempo parcial, tempo integral — com oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio — e o ensino noturno, por meio do Ensino Médio Mais, política pública do Governo Federal.
Outras 2.695 vagas são destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o 2º segmento (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e 3º segmento (Ensino Médio), totalizando as 8.615 vagas disponíveis na capital.
Nas escolas estaduais localizadas nos municípios do interior, incluindo áreas urbanas e rurais, estão sendo ofertadas 4.600 vagas. Já nas escolas indígenas, não há limite de vagas, e as unidades estão orientadas a realizar a Busca Ativa Escolar, garantindo o acesso e a permanência dos estudantes na escola.
Como efetivar a matrícula
Pais, responsáveis ou interessados devem procurar a escola estadual mais próxima da residência, no período de 6 a 19 de janeiro, para realizar a matrícula diretamente na secretaria escolar, nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
No ato da matrícula, é obrigatória a apresentação de original e cópia dos seguintes documentos:
- Histórico escolar ou guia/declaração de transferência
- Certidão de nascimento ou RG do aluno
- CPF do aluno (se possuir)
- Cartão de vacina atualizado
- Cartão do Bolsa Família (se beneficiário)
- Duas fotos 3×4 recentes
- RG e CPF do pai, mãe ou responsável legal
- Comprovante de residência atualizado, com CEP
De acordo com o Calendário Escolar 2026, as aulas da rede estadual terão início no dia 29 de janeiro de 2026. O documento prevê 208 dias letivos e está disponível para consulta no site da Seed: www.educacao.rr.gov.br.
Central de Matrículas
A Seed também disponibilizará a Central de Matrículas para os casos em que pais ou responsáveis não consigam efetivar a matrícula no período regular. O atendimento ocorrerá de 21 a 30 de janeiro, no prédio administrativo da Secretaria de Educação, localizado na Praça do Centro Cívico, nº 550, no Centro.
A Central funcionará das 7h30 às 13h30. No local, será identificada no sistema uma vaga mais próxima da residência do aluno, e o responsável receberá um encaminhamento para concluir a matrícula diretamente na escola indicada.
Fonte: Secom
Por: M3 Comunicação Integrada