
Dois homens foram detidos durante a ação. Foto: Divulgação
Última modificação em 24 de setembro de 2025 às 11:16
Uma operação de fiscalização realizada na manhã desta terça-feira (23) no posto do Jundiá, em Rorainópolis, na divisa entre Roraima e Amazonas, resultou na apreensão de 41 aves ornamentais transportadas de forma irregular. Dois homens foram detidos durante a ação.
A abordagem ocorreu durante uma verificação de rotina em um veículo particular. Técnicos das agências de defesa agropecuária de Roraima e do Amazonas identificaram adulterações em documentos obrigatórios para o transporte de animais, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e o atestado sanitário emitido por um médico veterinário.
Segundo os fiscais, a GTA original era datada de 2024 e foi alterada em diversas informações, como destino, propriedade, nome do proprietário e CPF. O atestado sanitário apresentado também foi considerado falso.
Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Rorainópolis. O proprietário dos animais foi preso e deve responder por falsificação de documento oficial, crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Alerta para riscos sanitários
A adulteração de documentos que garantem a procedência e a saúde dos animais representa não apenas uma infração legal, mas um risco à saúde pública e à sanidade animal. A entrada e circulação de aves sem controle adequado pode favorecer a disseminação de doenças como a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), altamente contagiosa e com potencial de causar grandes prejuízos à avicultura.
As agências de defesa agropecuária reforçam que a fiscalização em postos de controle é fundamental para impedir o transporte ilegal de animais e proteger o setor produtivo e a saúde da população.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação