
O estudo mostra que 56% das cidades estão nesse patamar, enquanto apenas 7,2% atingem um alto nível de desenvolvimento. Foto: Reprodução
Última modificação em 8 de junho de 2025 às 10:24
Mais da metade dos municípios brasileiros apresenta desempenho apenas moderado na área da Educação, de acordo com um levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo mostra que 56% das cidades — o equivalente a 3.113 municípios — estão nesse patamar, enquanto apenas 7,2% (401 municípios) atingem um alto nível de desenvolvimento.
Apesar dos avanços pontuais, o cenário ainda é preocupante: 32,5% dos municípios brasileiros (1.806 cidades) permanecem na faixa de baixo desenvolvimento educacional. Além disso, 4,1% (230 municípios) enfrentam uma situação considerada crítica.
A pesquisa da Firjan avalia tanto a oferta quanto a qualidade da educação básica nas redes pública e privada, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Entre os indicadores analisados estão o percentual de crianças de até três anos matriculadas em creches, a formação dos professores do Ensino Fundamental e Médio, a oferta de educação em tempo integral, taxas de abandono escolar e de distorção idade-série, além do desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nos municípios classificados como de desenvolvimento crítico, o levantamento revela que 57% das turmas do Ensino Fundamental são conduzidas por professores sem formação adequada para a função. O problema, embora em menor escala, também é identificado em cidades com alto desenvolvimento.
Outro ponto de atenção é a distorção idade-série, especialmente no Ensino Médio. Nas cidades com desempenho crítico, 40% dos alunos estão acima da idade recomendada para o ano cursado. O número é quase cinco vezes superior à média registrada nos municípios mais desenvolvidos, onde a taxa é de 8,3%.
Educação Infantil apresenta baixa cobertura nos municípios mais vulneráveis
O estudo também destaca a baixa taxa de cobertura na Educação Infantil nas localidades com pior desempenho. Apenas 19% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches nesses municípios — índice que representa menos de um terço da taxa observada nas cidades com alto desenvolvimento, onde a média é de 53%. Nesse último grupo, o resultado supera inclusive a meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).
Fonte: Brasil 61
Por: M3 Comunicação Integrada