
O estudo mostra que 56% das cidades estão nesse patamar, enquanto apenas 7,2% atingem um alto nível de desenvolvimento. Foto: Reprodução
Mais da metade dos municípios brasileiros apresenta desempenho apenas moderado na área da Educação, de acordo com um levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo mostra que 56% das cidades — o equivalente a 3.113 municípios — estão nesse patamar, enquanto apenas 7,2% (401 municípios) atingem um alto nível de desenvolvimento.
Apesar dos avanços pontuais, o cenário ainda é preocupante: 32,5% dos municípios brasileiros (1.806 cidades) permanecem na faixa de baixo desenvolvimento educacional. Além disso, 4,1% (230 municípios) enfrentam uma situação considerada crítica.
A pesquisa da Firjan avalia tanto a oferta quanto a qualidade da educação básica nas redes pública e privada, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Entre os indicadores analisados estão o percentual de crianças de até três anos matriculadas em creches, a formação dos professores do Ensino Fundamental e Médio, a oferta de educação em tempo integral, taxas de abandono escolar e de distorção idade-série, além do desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nos municípios classificados como de desenvolvimento crítico, o levantamento revela que 57% das turmas do Ensino Fundamental são conduzidas por professores sem formação adequada para a função. O problema, embora em menor escala, também é identificado em cidades com alto desenvolvimento.
Outro ponto de atenção é a distorção idade-série, especialmente no Ensino Médio. Nas cidades com desempenho crítico, 40% dos alunos estão acima da idade recomendada para o ano cursado. O número é quase cinco vezes superior à média registrada nos municípios mais desenvolvidos, onde a taxa é de 8,3%.
Educação Infantil apresenta baixa cobertura nos municípios mais vulneráveis
O estudo também destaca a baixa taxa de cobertura na Educação Infantil nas localidades com pior desempenho. Apenas 19% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches nesses municípios — índice que representa menos de um terço da taxa observada nas cidades com alto desenvolvimento, onde a média é de 53%. Nesse último grupo, o resultado supera inclusive a meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).
Fonte: Brasil 61
Por: M3 Comunicação Integrada