
Atualmente, cerca de R$ 1 bilhão já está disponível para o ressarcimento, proveniente de bloqueios judiciais. Foto: Reprodução
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulga, nesta segunda-feira (9), o balanço do vigésimo sétimo dia de consulta dos descontos de entidades associativas na folha de aposentados e pensionistas.
Os números foram fechados às 17h de hoje (9). O balanço inclui ainda os dados também de atendimento presencial nas agências dos Correios.
Balanço 09/06/2025
1. MEU INSS
1.1 Acessos aos Meu INSS: 238.437.844
1.2 Acesso a funcionalidade de Consulta no Meu INSS: 21.922.974
1.3. Acessos de usuários que não possuíam descontos: 10.992.695
2. Consultas dos descontos de entidades associativas :
2.1.1. Quantidade de consultas: 3.091.204
2.1.1.1. Quantos não reconheceram: 3.008.196
2.1.1.2. Quantos Reconheceram: 83.008
2.1.1.3. Canal de atendimento Meu INSS: 2.422.111 (78.4%)
2.1.1.4. Canal de atendimento Central 135: 279.856 (9.0%)
2.1.1.5. Canal de atendimento Correios: 389.237 (12.6%)
2.1.2. Quantidade de Entidades Contestadas: 42
Como contestar descontos
A Central 135 e o aplicativo Meu INSS são os únicos canais que o governo federal está usando para informar sobre os descontos indevidos e para pedir o reembolso. Os beneficiários também podem conferir o nome das associaçõe que autorizaram os descontos.
O canais foram disponibilizados nesta semana depois que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem, no fim de abril, a Operação Sem Desconto, com foco nas autorizações indevidas de descontos nos contracheques dos segurados do INSS.
À Agência Brasil, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está colaborando com a área técnica do INSS para planejar atendimento presencial dos aposentados e pensionistas lesados. As agências dos Correios poderão atender em especial aqueles beneficiários com dificuldade para acessar os meios digitais.
Passo a passo no app
Para confirmar se autorizou ou não os descontos, os aposentados e pensionistas devem baixar gratuitamente o aplicativo o Meu INSS em um dispositivo eletrônico, como smartphones e tablets.
Ao abrir o Meu INSS, o beneficiário deve digitar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Em seguida, no canto superior direito da tela, o beneficiário do INSS deve clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Neste momento, se houve desconto no benefício nos últimos cinco anos, o internauta poderá ver o nome da entidade e, também, as opções para que possa informar se autorizou de fato o débito no benefício.
Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, o internauta verá a mensagem de que o pedido de reembolso foi realizado com sucesso.
No próximo passo, as entidades associativas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovantes dessa autorização, em resposta à contestação sinalizada pelo aposentado ou pensionista.
Caso a entidade questionada não comprove, o dinheiro do beneficiário deverá ser ressarcido nos 15 dias úteis seguintes.
Os segurados poderão acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do instituto: o site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica, número 135.
Fonte: Agência Gov
Por: M3 Comunicação