
Segundo o painel de beneficiários da ANS, apenas 31.830 pessoas em Roraima possuem plano de saúde privado. Foto: Ministério da Saúde
Última modificação em 14 de abril de 2025 às 09:12
Em 2024, Roraima ocupou o primeiro lugar no ranking nacional de dependência do Sistema Único de Saúde (SUS), com 95% da população dependendo exclusivamente da rede pública para atendimentos médicos, exames, cirurgias e demais procedimentos. Os dados são do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com base em estimativas do IBGE e divulgados pelo perfil “Brasil em Mapas”.
Segundo o painel de beneficiários da ANS, atualizado em setembro de 2024, apenas 31.830 pessoas em Roraima possuem plano de saúde privado. Isso significa que a grande maioria dos moradores do estado utiliza unicamente os serviços oferecidos pelo SUS.
O índice coloca Roraima à frente de outros estados com altos níveis de dependência do sistema público, como:
- Maranhão (93%);
- Acre (92%);
- Piauí (91%).
Na outra extremidade do ranking, estão unidades da federação com maior cobertura da saúde suplementar, como São Paulo (59% de dependência), o Distrito Federal (60%) e o Rio de Janeiro (65%).
A análise considera apenas as pessoas sem plano de saúde privado, o que significa que elas dependem exclusivamente do SUS. O levantamento utilizou dados do DataSUS, da ANS e as projeções populacionais de 2024 elaboradas pelo IBGE.
Veja o mapa com o percentual de cada estado

Fonte: Ministério da Saúde
Por: M3 Comunicação