
Kárisse Blos no palco. Foto: Arquivo Pessoal
Última modificação em 26 de março de 2025 às 17:19
Kárisse Blos é uma cantora talentosa e carismática, cuja trajetória artística é marcada pela influência familiar, especialmente da mãe. Ela cresceu rodeada pela música, o que moldou sua carreira e a ajudou a alcançar o sucesso como artista.
“Sou filha de um casal musical, profundamente engajado em iniciativas de responsabilidade social. Desde a infância, apesar de ser filha única, cresci em uma casa sempre cheia, onde meus pais acolhiam diversas crianças, adolescentes e idosos de contextos sociais diversos”, disse a artista.
A combinação de sua herança musical e sua própria paixão pela arte transformou Kárisse em uma cantora única, capaz de emocionar e cativar o público com sua voz marcante e interpretação profunda.
Ela relembra que sua relação com a música começou muito cedo, em um ambiente repleto de notas musicais, partituras e a presença constante de sua mãe, que, além de maestrina, desempenhou um papel fundamental no incentivo ao seu desenvolvimento artístico.
“Desde muito pequena, fui envolvida nesse universo, e minha conexão com a arte foi inata. Comecei a cantar nos palcos oficialmente aos quatro anos de idade (quase cinco), no Teatro Carlos Gomes, no ano em que cheguei a Roraima. Para mim, a música sempre foi mais do que uma expressão artística, é uma extensão da minha essência”, afirma.
Legado deixado pela mãe
Míriam Nascimento Blos, mãe de Kárisse Blos, foi uma artista e maestrina cuja vida foi marcada pela paixão, pela música e pelo compromisso com a transformação social.
Com uma trajetória dedicada ao ensino e à arte, ela usou a música como ferramenta de inclusão e mudança, impactando gerações de crianças, jovens e adolescentes com o projeto “Canarinhos da Amazônia”.
“Falar sobre minha mãe é falar de um legado. Míriam Nascimento Blos foi uma artista e professora extraordinária, que dedicou sua vida à música e à transformação social”, ressaltou.

Ela relembra que sua mãe escolheu Roraima para concretizar o sonho de viajar pelo mundo, ensinando música e ajudando as pessoas.
“Em 1991, junto com outros dois maestros, fundou o Projeto Canarinhos da Amazônia na Prefeitura Municipal de Boa Vista. Anos depois, a iniciativa se emancipou com o apoio da Federação do Comércio de Roraima (FECOR), tornando-se a Associação Cultural Canarinhos da Amazônia, reconhecida como entidade de utilidade pública em 1997”.
Para Kárisse, o legado de sua mãe vai além de suas atuações, sendo lembrada como uma mulher que, através da educação e da música, tocou vidas e provocou mudanças significativas na sociedade.
“Ao longo de três décadas, minha mãe dedicou-se à formação musical de centenas de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, incluindo indígenas e migrantes venezuelanos. Seu trabalho foi reconhecido dentro e fora do Brasil, levando Roraima a ser exaltado musicalmente e humanitariamente”, relembra Kárisse com emoção.
Música como ferramenta de transformação
Para Kárisse, a música tem o poder de ir além da simples expressão artística, ela é uma ferramenta de pacificação em contextos emergenciais.
Com toda a bagagem e aprendizado adquiridos ao longo de sua trajetória, Kárisse decidiu retribuir às pessoas o que a música e a vida lhe proporcionaram.
Com sua experiência, passou a ajudar jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, ministrando aulas de canto e palestras motivacionais.
“Minha atuação no Coral Canarinhos da Amazônia aconteceu de diversas formas. Além disso, contribui na gestão administrativa, atuando como Conselheira Fiscal, e também na área artística, como produtora, professora de canto voluntária e palestrante, especialmente em iniciativas voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade”, conta.
Ela ressalta que seu objetivo é mostrar como a música pode ser uma poderosa ferramenta de transformação, proporcionando aos outros a mesma esperança e força que ela mesma encontrou na arte.
“Ter crescido em um meio onde a arte se unia ao propósito me levou a entender que a música não era apenas uma expressão artística, mas uma ferramenta de transformação. Esse ensinamento se tornou um pilar não apenas na minha trajetória musical, mas em todas as áreas da minha vida”, disse.

Música como estilo de vida
Apesar de seguir uma carreira profissional paralela, Kárisse sempre fez da música um estilo de vida. “Sou bacharel em Direito, especialista em Direito Administrativo e cantora por essência. A música não é apenas uma parte da minha trajetória, mas meu estilo de vida. Parte de mim.”
Esses ensinamentos continuam a guiar sua carreira até hoje, mantendo a música como uma ferramenta de expressão e transformação, sempre com um objetivo maior, tocar a alma das pessoas.
Por: M3 Comunicação